Como fazer convite de casamento com forro

O post de hoje eu fiz a pedido da leitora Patrícia. Ela leu o post Convite de Casamento feito em casa, em que falo do meu convite de casamento (arte disponível para compra na nossa loja de convites)  e me pediu para fazer um passo a passo para fazer convite de casamento com forro. Então, aqui está, Patrícia!!

Convite de Casamento com Forro - Estampas de flores

Como falei no outro post, eu comprei os envelopes prontos na VSP e imprimi o padrão de flores (comprar a arte desse convite – Via Hotmart) em uma folha de A4. A folha inteira estava com a estampa de flores. O que eu precisava fazer, então, era recortar as folhas no tamanho ideal e colá-las no envelope para fazer o forro.

Como forrar um envelope para convite de casamento

Comecei medindo em uma cartolina que tinha em casa o tamanho exato do envelope. Com o envelope aberto, fiz o contorno completo do envelope com um lápis. Com o evelope aberto desenhado, eu medi um centímetro para a parte interna de todos os pontos, exceto na base e desenhei o molde para o corte do forro. Veja na figura 3. A linha externa e mais fraca é a linha do envelope. A linha interna e mais forte é a nova marcação que fiz. É nessa linha que devemos cortar a cartolina.

Em 4. eu apenas verifiquei se o molde que acabei de fazer era exatamente do jeito que eu queria.  Depois disso, usei ele para cortar todas as folhas com a estampa de flores.

Depois disso, o segredo é encaixar o forro no envelope. A parte interna do envelope deve ser toda coberta. A base do papel estampado deve coincidir com a base do envelope. Isso garante o alinhamento perfeito do forro com o envelope.

Na linha da dobra do envelope, você deve dobrar o seu forro. O jeito mais fácil de fazer isso é dobrar a folha fechando o envelope. Assim a dobra fica no lugar ideal. Levante a dobra do envelope e passe cola no verso do forro (a de bastão é a melhor passa esse tipo de trabalho) apenas na parte que está dobrada! Colando a dobra não é necessário colar o restante do forro. Ele não irá se soltar.  Volte a fechar o envelope e pressione sobre o forro por alguns instantes. Veja na figura 8. Depois disso, seu convite com forro já está pronto!

Passo a Passo: Convite com Forro - Como forrar envelopes para convites

Depois que você fez o primeiro convite e aprovou o resultado, pode cortar todos os outros papéis e forrar todos os outros envelopes. Use um estilete bem afiado e uma régua de metal para fazer cortes precisos. Você pode cortar várias folhas ao mesmo tempo desse jeito.

Depois de tudo pronto, é só encaixar o convite!

Para finalizar, depois de endereçar os convites, fechei com uma meia pérola.

Convite de casamento com forro - Mira e Matheus

Comprar a Arte desse Convite – R$ 20,00

14 Comentários
  • Patricia
    novembro 17, 2014

    Olá Mira,

    Adorei! Obrigada por compartilhar, vou por em prática e te mostro o resultado final.

    🙂

    • Mira Melke
      novembro 18, 2014

      Que bom! Estou esperando heim… Quero muito ver! Dá uma pesquisada em convites de casamento com forro, tem cada coisa linda para servir de inspiração! Ah… e dá uma olhada no meu pinterest em http://www.pinterest.com/clubenoivas/papelaria-de-casamento/ tem convites MARAVILHOSOS lá!
      Um beijo!!

  • Adenina
    fevereiro 20, 2015

    olá!mira com nome do envelope,amei arte,aonde podemos achar abraço!

    • Adenina
      fevereiro 20, 2015

      Mira mais uma dúvida acola que você usa é uma especial

      • Mira Melke
        fevereiro 23, 2015

        Usei cola bastão, só precisa tomar um pouco de cuidado para não passar de mais, nem de menos. Cola líquida pode dar problema se a sua folha for fininha.

    • Mira Melke
      fevereiro 23, 2015

      Oi Adenina, o nome do envelope é “Convite Social M 165x225mm” pelo menos na VSP, onde o comprei.
      A arte fui eu que fiz, baseada em uma aquarela que encontrei na internet.
      Nesse post eu falo um pouquinho sobre isso:

      Um beijo!

  • Camila
    abril 21, 2015

    Mira, e o papel A4 que você fez a impressão era de que gramadura?

    • Mira Melke
      abril 22, 2015

      Olá Camila, era um papel de 80g. É o fininho mesmo!! Não é legal usar um papel com gramatura alta pq acaba interferindo no fechamento do envelope.
      Um beijo!

  • Evelyn Calixto
    maio 13, 2015

    Linda ideia! Gostaria de saber se na parte escrita, as flores no fundo foram pintadas à mão antes de imprimir?

    • Mira Melke
      maio 13, 2015

      Evelyn, as flores são aquarela, mas foram digitalizadas. Ai elas são impressas como todo o resto do convite. 🙂
      Um beijo!

  • André santos
    janeiro 27, 2016

    Cola bastão não presta para esse serviço. Solta fácil e em época de muita umidade nem se fala. O ideal é usar papel 180 gramas no mínimo e aplicar cola cascorez extra. Essa cola permite uma excelente fixação em pouca quantidade e a gramatura 180 não deixa transparecer a marca da cola. Enfim, fazer o serviço sem experiência é um risco danado. O que mais tem são empresas especializadas em convites. Se não pode pagar caro por um convite dos seus sonhos, pague por um que não seja dos seus sonhos, mas que seja bem feito. Pra que arriscar fazer serviço mal feito, é melhor não jogar a grana fora.

  • Edilaine Oliveira
    março 18, 2016

    Que comentário infeliz André.
    Tem trabalho manual que fica muito melhor que do feito em empresas. Vai do gosto de cada um.

    E outra, o que vale é o valor sentimental. Já da qualidade, vai de cada um.

    Ficou lindo. Amei o convite.

  • Beatriz
    fevereiro 8, 2017

    Ola boa tarde, usei papel de seda para fazer as caixinhas dos padrinhos será que da certo usar o mesmo papel para fazer o forro assim?

    • Mira Melke
      fevereiro 22, 2017

      Geralmente papel de seda não vai muito bem com cola, mas vc pode tentar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *