Faça seus Convites de Casamento- Parte 1 – Definindo o modelo

Por: quinta-feira, novembro 3, 2011 0 , Permalink

Confeccionar os próprios convites de casamento é sem dúvida uma ótima forma de economizar com as despesas do casamento. No entanto, muitas noivas não se sentem seguras para isso. Esse post servirá para romper as inseguranças. Convites feitos em casa podem sim ficar tão lindos, ou até mais, que os encomendados com um custo bem inferior. Isso sem contar a satisfação de poder dizer “Eu que Fiz” quando alguém elogiar o convite.

Defina o estilo do Convite:

Convites de casamento clássicos ou tradicionais seguem normas de tamanho, geralmente grandes, e possuem poucas cores e detalhes. Nada de colocar bonequinhos e desenhos chamativos. Podem apresentar como arte um monograma. Convites mais modernos são mais descontraídos, ficando tudo a gosto do casal.

Inspire-se e Pesquise:

Vale procurar em sites de venda de convites – prefira aqueles que descrevem características dos convites como proporções, papel utilizado, tipo de fita, pedraria, etc.  Dessa forma você fica conhecendo os materiais que vai precisar para fazer a sua arte. 

Art Invitte. Eles possuem modelos lindos e detalham muito bem cada um. Vale conhecer. Estude bastante essa página – dá para virar um especialista em convites!
 Invita –  Possui vários modelos interessantes, alguns mais simples, fáceis de fazer em casa. Do jeito que a gente quer.

Visite lojas especializadas e converse bastante com os vendedores sobre modelos, tipos de papeis, padrões. Quanto mais informações você tiver, mais segurança terá na hora da compra dos materiais e da confecção do convite. Além disso, saberá os valores de mercado, se compensa ou não fazer o convite em casa e quanto ($$) você irá economizar .

Observações Técnicas e Dicas de Economia

Tenha em mente que algumas coisas não são possíveis de serem feitas em casa, principalmente alguns tipos de impressão que envolvem relevo. Consulte uma gráfica para ajudá-la caso não queira abrir mão. Você pode encomendar apenas o cartão, ou apenas o envelope, dependendo do seu gosto.
Procure montar uma identidade – Coordene todos os itens de papelaria do casamento. Quanto maior o volume, maior o seu poder de negociação.

Não se esqueça de levar em conta a quantidade de material necessária, os custos e os tipos de materiais disponíveis no mercado. Procure em papelarias por Papéis Especiais. Não esqueça de observar o tipo de impressão que cada papel aceita e a gramatura de cada um. Para convites, procure gramaturas maiores 120g para o envelope e maior para o cartão (180g a 250g).
Geralmente esses papéis são em tamanho A4, mas existem em outras dimensões também. Procure então, adaptar as dimensões do seu convite para aproveitar melhor o papel. Faça testes antes da produção em série. Se a quantidade de convites for considerável, talvez valha a pena investir em algumas ferramentas que podem facilitar a vida, como uma guilhotina de papel, por exemplo.

Não se prenda a detalhes, criar é muito bom.

Parte 2 – Escolhendo a Arte

Parte 3 – Fonte

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.