8 Diferentes Tipos de Véu de Noiva

Após a escolha do vestido ideal, o próximo passo é combiná-lo com um véu adequado.
Selecionei oito modelos para indicar qual a melhor combinação de cada e, assim, te ajudar com a produção deste grande dia. São eles: véu catedral, véu ponta de dedo, véu cotovelo, véu ombro, véu capela, voilette, mantilha e drop.
Mas, antes de detalhar um a um, conheça a origem do véu de noiva e quais seus significados.

Origem do véu de noiva

Na Grécia Antiga, o acessório era usado para proteger as noivas de mau olhado, espíritos ruins e outros admiradores, já que cobria o rosto delas. Os seus significados mais conhecidos, consistem em representar a pureza e a inocência feminina, já, uma característica menos difundida, refere-se ao comprimento do véu, que sinalizava a riqueza e influência da noiva.
Para os cristãos, o véu também simboliza a pureza, e, por isso, ele aparece sempre nas imagens da Virgem Maria.

Independentemente da origem ou tradição, o véu é o item que mais caracteriza uma noiva.

 

1- Véu Catedral

É o mais tradicional. Feito em tecidos leves e finos, como Tule e Organza, ele mede entre 04 à 06 metros de comprimento, devendo ultrapassar a cauda do vestido em aproximadamente 2 metros.
Por ser de grande destaque ele dispensa acabamento em renda ou bordados, mas, se desejar, pode ter algum detalhe preferencialmente minimalista.

2- Véu Ponta de Dedo

Ele leva esse nome pois seu comprimento termina na altura da ponta dos dedos da mão noiva. Ele é adequado tanto para casamentos diurnos quanto noturnos. Sua única restrição é para com o uso de vestido curto, por não se adequar a ele.

3- Véu Cotovelo

Outro véu nomeado pelo comprimento, que, como já diz, termina na altura do cotovelo. Também adequado para casamentos diurnos e noturnos. Sua única restrição fica quanto ao uso com vestido de cauda longa.

4- Véu Ombro

Ideal para casamentos diurnos e também ao ar livre. Como diz o nome, seu comprimento vai até o ombro e combina perfeitamente com vestidos de amplo decote.

5- Véu capela

O comprimento desse véu varia do tornozelo ao fim da cauda do vestido. Ele é ideal para vestidos de corte reto ou pouco volume.

6- Voilette

O voilette varia de comprimento, cobrindo da testa ao rosto todo. É unânime pois vai bem com todos os modelos de vestido. Ele, normalmente, é feito em tule e preso por um chapéu, ou presilha, ou tiara, ou flores.

7- Mantilha

A mantilha é um véu de feito de renda, ou com aplicações dela, tem ampla variação de tamanho e fica ideal com vestidos mais clássicos, no estilo princesa.
Atenção para combinar a renda da matilha com a do vestido, para não correr o risco de errar, opte pela mesma.

8- Drop

Este véu tem uma camada que cobre o rosto da noiva. Ele, assim como a mantilha, não tem um comprimento padrão.
O momento ideal para levantar o véu que cobre o rosto da noiva é assim que ela for deixada no altar por seu pai, que fica encarregado de fazê-lo. Após isso, beija a filha na testa e a entrega ao noivo.

 

Qual o modelo de véu de noiva que mais lhe agrada? Deixe nos comentários!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.