Casamento no Cartório e Recepção no Salão de Festas

O post de hoje faço a pedidos de uma leitora. A Joyce vai se casar no civil e logo depois fará uma festa no salão de festas do prédio dela. A dúvida dela era sobre como convidar as pessoas para uma celebração assim e como ela poderia montar a festa dentro do salão. Vou falar sobre isso aqui neste post, mas vou falar bem mais do que isso. Quero que esse post seja um guia para quem escolhe comemorar dessa forma – e eu acho super válida, principalmente quando o casal não faz questão de se casar em uma igreja.

A Joyce me fez a pergunta pelo Instagram! Quem ainda não me segue por lá, o perfil é @blogclubenoivas. Segue aí! E aproveita para deixar as suas dúvidas por lá também. :*

Vamos começar entendendo como é um casamento no cartório…

Casamento no Cartório

O protocolo de um casamento no cartório varia muito de cartório para cartório. Mas, geralmente existe um sala separa para a celebração. E, geralmente, também existe um dia separado para isso. Na maioria das vezes é Sexta e Sábado. Quando for agendar o casamento, não deixe de perguntar como funciona. Tem cartórios que tem hora marcada, que tem limite de pessoas, que celebra 4, 5 casamentos no mesmo dia e é por ordem de chegada, que o Juiz de Paz fala muito e a cerimônia dura 40 minutos, mas tem cartório que só se faz o essencial e tudo não dá 15 minutos. Converse antes sobre isso, principalmente para ter uma boa noção de tempo, principalmente se a ideia é fazer a festa logo em seguida.

Quem convidar para o casamento no cartório: 

Como há uma real limitação de espaço, na maioria das vezes, a quantidade de convidados deve ser muito reduzida. Há quem prefira, para não gerar conflitos, chamar apenas a família mais próxima (pai, mãe, irmãos) e os padrinhos. O cartório exige dois, mas você pode chamar mais alguns que você tenha muita consideração. Entre 10 e 20 pessoas deve ser o máximo de convidados para o cartório – lembrando de verificar antes a capacidade. Não se esqueça de convidar um fotógrafo. É sempre importante o registro.

Como se vestir para um casamento no cartório:  

Atente também para as roupas. Sempre social e comportada! O Noivo não precisa usar terno e a noiva não precisa usar longo ou ir de branco, mas se essa é a sua chance de se vestir de noiva e você quer aproveitar, deixo algumas inspirações de vestido para usar no cartório.

Lilah Dress - BHLDN

Lilah Dress – BHLDN

Também acho que vale a pena ter um buquê. Noiva que e noiva tem que carregar flores! rs

 

Festa depois do casamento no Cartório:

Aqui uma grande decisão precisa ser tomada. O Horário! Como já falei lá em cima, é muito importante você ter uma boa ideia do tempo de duração da cerimônia e o tempo de espera que você pode ou não ter.

Minha dica é marque o início da festa para pelo menos uma hora depois do horário que você imagina que acabará a cerimônia. Isso evita que os convidados fiquem esperando muito tempo na festa e também te permite ficar mais tranquilos e fazerem algumas fotos antes de chegar a festa. Escolha um lugar legal entre o cartório e o local da festa e faça fotos posadas, curtam a dois esse momento! Se atrasar no cartório, você reduz o tempo de fotos e fica tudo bem!

Outra opção é fazer a recepção bem depois. Se o casamento for pela manhã, você pode marcar para a festa para a noite. Assim, pode adicionar um pouquinho do “glamour da noite” na celebração e evita a correria. Também é possível fazer em outro dia, principalmente se o casamento civil for em dia da semana e você gostaria de comemorar no fim de semana. Se escolher por fazer em outro dia, é legal levar os pais, irmãos e padrinhos para um almoço ou jantar especial após a cerimônia.

Como convidar somente para a recepção?

Esse caso é o contrário do que a gente normalmente vê, né? Geralmente os noivos convidam para o casamento religioso na igreja e escrevem. “Após a cerimônia, os noivos recepcionarão os convidados em…”

Mas e para esse caso? Não dá para chamar todo mundo para o casamento civil. O que fazer?

Minha sugestão é deixar claro no convite que o casamento civil será apenas com para os pais, irmãos e padrinhos. O convite ficaria assim

“Fulana e Ciclano convidam para a celebração do seu casamento. Dia …….. em ……… às  ……. horas. O Casamento Civil será no cartório X, às …… horas, apenas para pais, irmãos e padrinhos.”

Ou então, apenas…

“Fulana e Ciclano convidam para a comemoração do seu casamento. Dia ………em ……… às …….”

Quando usamos a palavra comemoração, está implícito que o casamento ocorreu previamente e que a pessoa está sendo convidada apenas para curtir e ficar feliz por vocês e com vocês e não para assistir uma cerimônia.

O importante aqui é notar que na maioria das vezes, um casamento assim, tem um tom íntimo e informal, então ninguém ficará ofendido em não ser convidado para ir ao cartório. Esse estilo de casamento também não exige um convite de casamento formal. Seja livre para criar como quiser, inclusive para optar por versões online de convite de casamento. Uma boa ideia é fazer um site do casamento e enviar um convite virtual para os convidados. O icasei, por exemplo, faz isso por vocês e vocês ainda podem cadastrar listas de presente, passar todas as informações necessárias para os convidados e fazer a confirmação de presença. Aproveite para ser carinhoso e mostrar para o seu convidado o quanto ele é importante para você mesmo que não esteja convidando-o para a cerimônia.

Seleção do Cardápio:

O cardápio pode variar muito, mas o interessante é respeitar o horário. Se o casamento for pela manhã, é legal servir um brunch. Se for mais para o horário do almoço, um almoço tradicional  pode ser a melhor pedida, mas um churrasco também cai bem. A noite, uma festa finger food com uma baladinha pode ser a melhor pedida. Tudo depende do nível de formalidade que você deseja e, é claro, do orçamento!

Recomendo a leitura dos posts Como calcular a quantidade de Comida e Bebidas para Festas e Orçamento – Gastos do casamento:quanto investir em cada item

Decoração e Montagem da festa de casamento no Salão do Condomínio:

Antes de tudo, confira a capacidade do salão, considerando pessoas sentadas e pessoas em pé e a capacidade permitida pelo condomínio. Geralmente esses ambientes já possuem um mobiliário fixo, então conte a quantidade de assentos disponíveis. Algumas vezes é necessário locar mais cadeiras e mesas. Mas isso também depende do cardápio. É possível optar por refeições que não exigem que a pessoa se sente para comer, como canapés e fingir-foods, mantenha as porções pequenas e deixe com que se sirvam a vontade. Nesses casos, é muito importante manter grande áreas de circulação e um fácil acesso às comidas, ao banheiro e às entradas e saídas. Também é interessante ter um local para fazer fotos, pode ser numa tradicional mesa de bolo, ou num backdrop super bacana.

Eu acho que vale a pena caprichar na decoração. Hoje é muito fácil locar peças para montagem de festas e alguns arranjos de flores não exigem muito conhecimento técnico para ser feito. Se quiser algo mais elaborado, é possível pedir arranjos prontos em uma boa floricultura.

Para trazer mais personalidade e intimidade para a comemoração, use objetos de família, espalhe retratos dos pais, de vocês, velas, e elementos com significado. Deixe sobre a mesa um recadinho fofo para os convidados e o menu com o que será oferecido no dia.

A dinâmica da festa varia muito de acordo com o cardápio e com a música! Como você quer que os seus convidados se sintam? Quer que dancem, que conversem? Eles mesmo se servirão, ou serão servidos por garçons? Ficarão a mai0r parte do tempo em pé ou sentados? Se a resposta for em pé, ou dançando, tudo bem se não tiver assentos para todos. Mas se for um almoço e tiver música ambiente, é legal que todos se sentem.

A Joyce perguntou sobre as mesas, tem gente que defende que é necessário ter 3 mesas para uma boa festa. Uma para as refeições principais – e o convidado mesmo se serve, outra para bolo e doces, e uma terceira para bebidas. Mas se o espaço é limitado, você pode muito bem usar o mesmo espaço para itens  diferentes em momentos diferentes, ou economize espaço trazendo pessoas para servir os convidados e deixe apenas a mesa do bolo pronta.

Se prepare para uma festa com duração entre 4 e 6 horas. Se tiver bebidas alcoólicas e uma baladinha, pode ser que dure um pouco mais. Mas em algum momento, é legal fazer um breve discurso.

Discurso, Votos e Agradecimento

Separe alguns minutos da festa para fazer algo importante e muito simbólico. Agradeça a presença dos convidados, fale o quanto vocês estão felizes e aproveitem para fazer declarações um para o outro. No cartório pode não dar tempo de falar todas aquelas coisas que queremos dizer, mas não achamos o momentos perfeito, ou temos vergonha de nos expressar e parecermos bobos. Bom, essa e a hora! Separem um minuto para fazerem os próprios votos, como uma microcerimônia. Será um momento especial e será lembrado para sempre. Mesmo não tendo uma cerimônia formal, é importante que falem um para o outro (e para testemunhas), como amam e desejam ser felizes juntos e como estão se sentindo naquele momento.

Considerações Finais…

O importante é curtir o momento! Se possível, tenha uma pessoa para organizar as coisas (decoração, fornecedores, lembranças) e recepcionar os convidados antes dos noivos chegarem. Também lembre que o momento precisa ser registrado. Contrate um profissional para isso! Fará toda a diferença.

Se ficou alguma dúvida, ou gostaria de adicionar alguma dica, comente abaixo! Vou responder todas as dúvidas com muito carinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

1 Comentário
  • JOYCE BANDEIRA
    setembro 22, 2017

    Olá, Mira. Nossa, fiquei tão ,mas tão feliz quando você me respondeu no Instagram dizendo que havia feito um post no blog para nos orientar. Muito obrigada pela atenção ❤. Então, amei as dicas , principalmente sobre como elaborar o convite, com certeza seguirei. Sobre o que será servido, serão bebidas (refrigerante, suco, agua e champanhe), bolo e doces. Prtendo fazer uma mesa de doces com o bolo e uma decoração feita a mao mesmo pq será para 40 convidados. Uma coisa que talvez eu não tenha deixado claro com relação as mesas de apoio, é sobre as mesas que os próprios convidados usarão. A celebração será estilo bolo e champanhe e nao é necessário assentos para todos os convidados mas serão necessárias algumas mesas para apoiar bebidas e coisas afins. Sao tipos mesas altas, espalhadas de forma aleatória ou mesas de altura normal com assentos em volta? E as cadeiras devem ser dispostas voltadas para a mesa do bolo ou de forma aleatória? Nossa, não tenho ideia mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *