Casamento no Campo: Inspirações e Dicas

Após a matéria sobre casamento na praia, nada mais coerente do que escrever sobre casamento no campo. São dois tipos opostos de celebração, que são altamente desejadas pelos casais.

O casamento no campo tem um mood (clima) intimista, que conta com a natureza como decoração e é extremamente romântico. Se este é o seu sonho, é preciso muito planejamento para que tudo saia perfeito. Pois, assim como no casamento na praia, algumas questões precisam de maior cuidado; são algumas elas: traslados, coberturas impermeáveis, iluminação etc.

A seguir, sugiro dicas para organizar este tipo de cerimônia, que possibilita horários flexíveis e locação de grandes espaços, o que não limita a sua lista de convidados. Confira também a matéria sobre Casamento Boho: Inspirações e Dicas para Seguir a Tendência, estilo que se adequa perfeitamente ao casamento no campo.

 

ESPAÇO PARA CASAMENTO NO CAMPO

Para escolher a locação adequada é preciso ter em mãos a lista de convidados, que é o primeiro passo para a organização de qualquer casamento.

Feito isso, vem a escolha do local, que deve comportar confortavelmente todos seus convidados e refletir o estilo do casal. Pode ser uma chácara, fazenda, haras, sítio, hotel fazenda, casa de campo etc.

Procure um espaço com no mínimo dois ambientes; um para a realização da cerimônia e o outro para a festa. Uma opção é fazer a celebração ao ar livre, sob uma imponente árvore, e, a festa, na sede da fazenda. Mas, caso deseje realizar tudo ao ar livre, faça a festa sob tendas transparentes, que vão permitir a visualização da natureza e tirar a preocupação em relação à chuva.

 

IDENTIDADE VISUAL DO CASAMENTO:

A identidade visual é um conjunto de elementos que define o estilo do seu casamento, como: a paleta de cores e o monograma do casal. Estes são empregados a todo o design da festa, da papelaria ao mobiliário. Saiba mais sobre ID Visual no post: Tudo sobre Identidade Visual para Casamento – Caso Real.

Identidade visual de casamentos ao ar livre pede elementos leves, delicados e românticos. Opte por cores que combinem com verde, que é predominante na natureza, e, consequentemente, em seu casamento. Uma opção que fica extremamente sofisticada é o branco, que pode aparecer em toalhas, flores e papelaria.

Não se esqueça de unificar os ambientes da festa, empregando elementos que conversem entre si – do altar ao banheiro – mantendo coerência na decoração.

O CONVITE É ESPECIAL!! 

O convite deve transmitir uma impressão prévia sobre o casamento, dando a ideia de como ele será. Para isso siga a identidade visual, anteriormente definida. Materiais rústicos e ao mesmo tempo delicados são a escolha perfeita.

Outras ideias são: o uso do papel kraft, monograma de fonte simples, estampas florais, aquarelas e texturas suaves.

 

DECORAÇÃO CAMPESTRE? 

A decoração é a questão que mais demanda tempo e atenção para a escolha. Sempre conte com um profissional para te ajudar. O decorador vai te indicar os itens adequados ao estilo e horário do casamento, e, onde encontrá-los para locação.   

Opte por móveis de madeira e materiais naturais, tecidos 100% algodão e não se esqueça de que as cores devem combinar com o verde, cor predominante no campo.

Abuse das flores naturais e folhagens. Três tipos que combinam sempre, são: Mosquitinho (Gypsophila Paniculata), Chuva de Prata (Leucophyllum Frutescens) e Lavanda (Lavandula).

Para a iluminação o mais indicado são as fairy lights, pequenas luzes como os pisca piscas natalinos.

A louça deve ser em porcelana branca ou em algum tom pastel que orne com o restante da  decoração.

Mesas comunitárias são mais indicadas para casamento no campo, pois simbolizam a união e o afeto. Além delas, disponha de lounges com puffs e sofás, para momentos além da refeição.

 

MENU

Para a escolha do menu leve em consideração o horário da festa e estação climática. Pela manhã o mais adequado é servir um brunch (refeição que engloba café da manhã e almoço); para almoço e jantar, em estações quentes do ano, escolha pratos leves, sempre acompanhados de saladas variadas; já para as estações frias do ano, a melhor pedida são massas e carnes condimentadas.

Como em todo casamento ao ar livre, o naked cake é a melhor escolha. Para a sobremesa siga o estilo campestre e escolha doces típicos, regionais, de frutas e com sabor caseiro.

 

DETALHES QUE ENCANTAM: 

Alguns itens a se levar em consideração, para conforto próprio e de seus convidados, são: manobristas e segurança terceirizada, vans para transportar os convidados de um ponto combinado na cidade até o local da festa, garrafinhas de água personalizadas, leques ou sombrinhas para dias quentes, pashminas para dias frios e repelentes para insetos.

Para as lembrancinhas, escolha vasinhos de flores, que combinam muito com a proposta do casamento; servem de decoração até o final da festa e estão em alta.

 

LOOK DA NOIVA PARA UM CASAMENTO NO CAMPO

O campo pede um vestido leve, em tecidos fluidos, como musseline, renda, tule etc. Use bordado somente se a cerimônia acontecer a noite.

O sapato tem que ser confortável, sem salto, ou de salto quadrado baixo, para que se possa andar tranquilamente sobre a grama.

Cabelo solto ou meio preso combina mais com o romantismo da celebração. Flores são sempre bem vindas para arrematar o penteado. Escolha acessórios delicados e de pouco brilho.

Estas são minhas dicas para um casamento no campo perfeito!


Artigo escrito pela nossa colaboradora de moda e tendências Shely Bianchi

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.