Casamento na Praia – Inspirações e Dicas

Ter a beleza da natureza como decoração principal do casamento é o que leva os casais a escolherem a praia como locação para o grande dia. O desejo de ter um casamento na praia, se casar ao ar livre, com os pés na areia, o mar ao fundo e ao som das ondas quebrando, vem crescendo cada dia mais com o chamado Destination Wedding.

 O Destination Wedding acontece em uma cidade diferente à que os noivos moram. Mas, casar longe de casa requer um grande planejamento. Questões importantes a se levar em conta, são: translado dos materiais da festa e de convidados, hospedagem, fornecedores locais, condições climáticas, temporadas do ano etc.

A seguir dicas super valiosas para quem deseja ter um casamento na praia. Confira:

Data, Horário e Locação

O primeiro passo é escolher a data. Exclua os meses mais chuvosos do ano, os mais frios e os de alta temporada. Em São Paulo,  a segunda quinzena de setembro é o período ideal para um casamento na Praia. 

O segundo passo é marcar um horário. Sua única restrição é em relação à cerimônia, pois, quando feita na areia, o mais adequado é que ela aconteça sob a luz do dia. Já a festa pode acontecer no período noturno, como se fosse um luau. O Horário ideal é 16h. A iluminação ainda é boa, mas o sol não está forte e nem tão alto – evita-se as sobras pesadas nos rostos. 🙂 
Por fim, o terceiro passo é a escolha da locação. Há várias opções de hotéis, pousadas e restaurantes que realizam a cerimônia à beira mar e a festa em sua sede. A infraestrutura desses locais será imprescindível para a realização do casamento e pode servir como plano B caso chova.

Se a escolha for pelo hotel ou pousada, procure se hospedar no mesmo, para maior comodidade, devendo chegar no mínimo um dia antes.

Mimos para os Convidados

Seus convidados terão um trabalho maior em ir a um casamento em outra cidade, então, dê uma atenção especial a eles.

Se o orçamento permitir, ofereça transporte e diárias no hotel para todos. Caso contrário, uma segunda opção é pagar pela hospedagem somente dos pais e padrinhos. Se ainda assim não for possível, faça uma parceria com o hotel para que ele ofereça descontos aos seus convidados.

Para que eles possam se planejar e que você possa contar com a presença da maioria deles, envie um save the date anunciando a data, de seis meses a um ano antes.

Na recepção do casamento, ofereça bebidas leves e refrescantes como água de coco, água mineral ou aromatizada, para amenizar o calor dos convidados.

Como opção de lembrancinha, escolha itens de utilidade imediata, como leques, sombrinhas, sandálias de borracha em sacolinhas personalizadas, pois seus convidados vão poder usá-las para curtir a festa na areia e guardar os sapatos com que foram.

Menu – O que servir em um casamento na praia:

Um casamento na praia requer um menu coerente com o ambiente. A melhor escolha são pratos leves, como peixes e frutos do mar, combinados com saladas e sopas frias. As bebidas mais adequadas são refrescantes, como sucos naturais, águas aromatizadas e drinks de baixo teor alcoólico. Como sobremesa, opte por doces com frutas e sorvetes.

Para o bolo, escolha um lindo naked cake decorado com flores e frutas. É uma opção mais leve para os convidados e vai durar mais tempo sobre a mesa do bolo.

Dê prioridade aos fornecedores locais, para um menu fresco e evite preocupações e gastos com traslados.

Decoração:

A praia será sua principal decoração, sendo assim, os demais elementos empregados devem combinar com o ambiente.

As flores são indispensáveis, então, escolha tipos mais resistentes ao calor como, girassol, callas e lírio, para que não murchem durante a festa. Para o mobiliário opte por materiais naturais, como: madeira, bambu, juta etc.

Para a cerimônia na areia, alugue uma tenda ou gazebo, feita de materiais naturais, cobertos por tecidos finos, flores, ou folhagens. Nela,  ficarão os noivos, os pais, padrinhos e o celebrante. Acomode os convidados em bancos compridos, com almofadas para maior conforto, ou em cadeiras.

Para a paleta cromática, cores vivas combinam muito bem com casamentos externos, mas lembre-se de que elas devem ornar com o azul do céu, do mar e o branco da areia.

Se sua festa invadir a noite, ilumine-a  com pequenas luzes e candeeiros com a base em bambu, que combinam perfeitamente com o ambiente.  

Look Noiva 

O look deve ser leve e confortável. A melhor opção são os vestidos longos de tecidos finos, como musseline e renda, com decote nas costas e fendas para aumentar a mobilidade.

Escolha sapatilha, sandália flat, ou vá descalça com uma linda pulseira de pé, elemento extremamente charmoso.   

Look Noivo

O noivo deve usar blazer somente em cores claras, mas é um item opcional. Uma ótima opção é uma calça de alfaiataria na cor caqui, combinada com camisa social branca. Finalize com um loafer ou mocassim.

Look Madrinhas, Padrinhos e Convidados

Minha sugestão para madrinhas e padrinhos são looks em tons claros e tecidos leves, combinando entre si.

Já os convidados podem abusar das cores, estampas e recortes. Mas lembre- se de seguir o dress code proposto pelos noivos.

Estas são minhas dicas para um casamento à beira mar, espero que ajude.

E para inspirar ainda mais, segue o vídeo do casamento da Blogueira Gabriela Pugliese e o Modelo Erasmo Viana e visite o nosso Board Casamento na Praia no Pinterest 

Fontes das Imagens do Post:  @brandonkiddphot |El Tarro de Ideasyeswedding | Wedding Inspirasi


Artigo escrito pela nossa colaboradora de moda e tendências Shely Bianchi

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *