Gastos do Casamento – Quanto investir em cada item?

Você sabe o quanto pode gastar em cada item do seu casamento? Você já tem uma ideia geral de tudo  que será necessário para o grande dia?

gastos do casamento - Orçamento Detalhado do Casamento

Para responder essas perguntas, resolvi trazer essa tabela de Gastos do Casamento. Nela, detalho o quanto, em porcentagem, devemos reservar para cada item.

Saber distribuir bem o orçamento nos permite prosseguir nas contratações de fornecedores, de acordo com o Cronograma da Organização (clique),  e chegar próximo ao casamento sem nos preocupar com itens que ainda precisam ser contratados e falta de recursos. Um problemão, né?

Os 6 grupos de despesas:

Eu dividi os gastos do casamento em 6 grandes grupos: Alimentação e Bebidas, Estruturais, Serviços, Vestuário e Beleza, Acessórios e Segurança. Acredito que essa divisão nos ajuda a definir muito bem as prioridades e os custos de cada grupo. Todos eles são muito importantes e é o equilíbrio que deixa o casamento especial. Mas atenção, o item segurança é extremamente importante e de forma alguma deve ser neglicenciado. Reserve pelo menos 4% do orçamento e não toque nesse dinheiro. Ele só deverá ser usado caso haja despesas extras no casamento – horas ou convidados excedentes, quebras, imprevistos, etc.  Se na melhor das hipóteses ele não se fizer necessário, gaste na lua-de-mel!

gastos do casamento - Orçamento Detalhado do Casamento

Quanto devo gastar em cada item do casamento?

É complicado dizer o quanto se gasta em cada item porque cada casamento é único e os noivos sempre priorizam um item em detrimento de outro. Mas, em termos gerais, podemos considerar a tabela abaixo como um bom guia para dividir os gastos do casamento. Para quem está começando, essa tabela com certeza é uma excelente forma de se orientar.

Orçamento - Gastos do Casamento

Os valores para cada item estão em porcentagem para se ajustar a todos os valores de orçamentos. Assim, com o valor total do seu orçamento você pode com facilidade calcular o quanto (em reais) poderá gastar em cada item.


Exemplo: 

Se o seu orçamento total para o casamento é 50 mil reais, quanto deverá reservar para a decoração?

Orçamento para decoração = (Orçamento total x Porcentagem)

Orçamento da Decoração = 50.000 x 8/100 = 4.000


Você lembra que eu falei que cada casamento é único e que cada casal determina de forma diferente as suas prioridades?
Se, por exemplo, você escolhe que servirá um coquetel ou um brunch, pode ser que 25% para o Buffet seja muito. Ou, se você não se casará na igreja ou usará o carro da família, você pode reorganizar essas porcentagens para se adequar ao seu casamento.

Vamos fazer esse exercício?
Faça o download do arquivo abaixo, imprima e preencha de acordo com as suas prioridades, se guiando pelas porcentagens do gráfico e da tabela anterior. Se preferir, já pode colocar os valores em reais. Assim, fica mais fácil guardar a tabela para referência sempre que precisar. Se possível deixe num local em que estará sempre visível.

Download – Controle dos Gastos do Casamento:


Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Adicionar-me à lista VIP. (zero spam!)

Orçamento - Preencher


A tabela de Gastos do Casamento faz parte do material exclusivo desenvolvido para a Assessoria.
A Assessoria é um trabalho que desenvolvo de forma personalizada com as noivas. Uma das primeiras atividades é definimos juntas os valores que serão separados para cada item para buscar serviços de acordo com as prioridades e dentro do orçamento. Assim, ninguém extrapola os orçamentos!

Saiba um pouco mais  sobre o meu trabalho de Assessoria aqui e solicite um orçamento. 

5 Comentários
  • Marcelle
    junho 16, 2015

    Mira, boa tarde!

    Primeiramente, muito obrigada pelo seu blog! Ele tem colaborado muito para organização do meu casamento.
    Tenho uma dúvida em relação aos gastos… Quanto de percentual seria para iluminação, ou em qual item a iluminação da festa está embutida?

    Aguardo,
    Beijos.

    • Mira Melke
      junho 16, 2015

      Olá Marcelle, Obrigada! 😉

      considere a iluminação na decoração, ou, se for da pista de dança – no DJ…

      Bjus

  • Martucha
    janeiro 7, 2016

    Não teria como fornecer essa planilha em execel? assim teriamos como colocar o quanto estamos gastando aqui e comparar pra ver se estamos indo no caminho certo.

  • Mariana
    fevereiro 6, 2017

    Infelizmente não dá pra editar a planilha 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *