Como replantar as suculentas do bouquet

Que um bouquet de noiva com suculentas é lindo e está na moda todo mundo sabe. O que nem todo mundo sabe é que é possível eternizar o bouquet a partir da suculenta. Você pode replantar as suculentas do bouquet.

Como replantar as suculentas do seu bouquet

Como as suculentas são plantas muito resistentes, podem durar semanas fora do solo e ainda assim podem ser replantadas.

Bouquet de noiva com suculentas:

E se você quiser que a lapela do noivo, combine com o seu bouquet, aqui está um excelente inspiração para lapela dele. Procure usar a mesma espécie de suculenta do seu bouquet, ok?

Boutoniere de suculenta


Como replantar a suculenta do seu bouquet:

As dicas que eu vou dar aqui são baseadas nas minhas pesquisas e na minha experiência. Tenho uma pequena coleção de suculentas  aqui em casa e posso dizer que para cuidar das suculentas você só precisa saber que elas amam sol e não gostam nem um pouco de água. Isso significa que se você for uma pessoa relapsa com plantas, como eu sou, às vezes, você se dará muito bem cuidando dessas plantinhas.

Para a suculenta do seu buquê crescer linda e saudável você deve primeiro preparar a terra:

Como a suculenta não gosta de água, você deve misturar areia na terra. Duas partes de terra para a uma de areia. É interessante colocar cascalho também. Esse absorve a água. O vasinho que irá colocar também precisa ter furos para drenagem da água. Para saber mais sobre substrato para suculentas, clique aqui.

Coloque o cascalho no fundo do vaso e acima uma mistura da terra com areia e cascalho.

 Agora eu acho interessante você testar dois métodos para garantir que “vingará”.

Método 1:

O primeiro deles é recolocar a suculenta quase inteira de volta na terra. Ela precisará criar novas raízes. Nesse período, não coloque-as sobre o sol direto e nem molhe nos primeiros 15 dias. Deixe ela aproveitar a umidade da terra. Depois disso, regue bem pouquinho de 15 em 15 dias. Uma colher basta. Observe se ela está se firmando à terra e se parece saudável. Insista um pouco mais, ela realmente demora para se firmar. Alguns meses serão necessários.

Método 2:

O segundo método consiste em retirar algumas folhas da suculenta, segure-as bem na base e puxe as folhas. Elas precisam ficar inteiras. Depois acomode as folhas sobre a terra e deixe sobre luz indireta sem regar. Depois de um tempo você irá notar o crescimento de pequenas mudinhas e raízes na base da folha – nem todas as folhas chegam a brotar. Regue quase nada – uma colher de chá – duas vezes por mês e nunca sobre as folhas. Elas vão demorar para crescer, mas é legal acompanhar!

Essa mudinha abaixo está crescendo aqui em casa. Deve ter mais ou menos 30 dias que eu retirei as folhas e estou tentando propagar algumas das minhas suculentas.

 suculenta-do-buque

Para saber um pouco mais sobre a propagação de suculentas, clique nos links abaixo:

Propagação de suculentas por galhos

Propagação de suculentas por folhas 

Eu não tive um bouquet de suculentas, o meu foi de papel,  mas deve ser uma sensação muito gostosa ver parte do seu bouquet crescendo e tendo filhotinhos…

Gostou da ideia? Já sabia que dava para replantar a suculenta? Já tinha se perguntado isso antes?

Não se esqueça de avisar que vai replantar as suculentas do bouquet. Assim ninguém vai jogá-las fora enquanto você estiver em lua de mel. 

2 Comentários
  • Samila Tavares
    junho 27, 2015

    Gostaria de receber dicas de casamento, pois vou me casar em junho de 2016

    • Mira Melke
      junho 29, 2015

      Que legal Samila, parabéns! Vou te colocar na lista de e-mails. Um grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *