Tudo sobre Identidade Visual para Casamento – Caso Real

O post de hoje é um exemplo real. Pelo facebook conversei com uma leitora, a Ana Paula. Ela estava tendo dificuldades para fazer um monograma que ela gostasse e resolvi ajudar. Acabamos conversando sobre a identidade visual completa do casamento. A identidade visual nada mais é que um conjunto de elementos que formam um padrão. Esses elementos são cores, desenhos, estilos, etc, que se repetem em diversos itens do casamento. Falaremos deles adiante. Identidade Visual para Casamento

A Ana estava se baseando no post do blog que ensina a fazer um monograma de casamento utilizando fontes como as molduras. Cada letra do alfabeto corresponde a uma figura e podemos utilizar essa figura como a moldura do monograma. Para vocês entenderem melhor coloquei um pedacinho da tabela de correspondência da fonte Floral Settings (uma das minha favoritas). Vejam o post sobre os Monogramas

fontes_monograma

A Ana tinha um monograma muito específico em mente e não conseguia encontrar nenhum parecido. Daí ela me procurou para saber se eu poderia ajudar. Ela estava bem decidida. “Quero esse monograma com as letras A e E com a mesma fonte desse e no Azul Tiffany” Eu não trabalho com design. Eu só brinco um pouquinho de vez em quando, mas curti o desafio. Por isso, decidi que iria fazer o monograma para ela. Comecei o trabalho de transformar uma imagem que é só um sombra em uma forma vetorizada, bem definida e com cor. Depois de algum tempo trabalhando, eis o resultado.

monograma_original_e_desenhado

Não ficou perfeito, se vocês repararem bem tem alguns pequenos problemas na imagem, um braço torto, uma pontinha sobrando, etc. Vamos fingir que faz parte do charme da coisa…rs

A Ana ficou muito satisfeita. Ainda bem, deu um trabalhão!! Segundo ela, só faltava mais uma coisinha para a identidade visual do casamento dela ficar pronta. Uma estampa! O modelo que ela enviou como inspiração foi esse aqui:

Convite de Casamento modelo - Chuchu Conviteria

Modelo do Convite que a Leitora enviou – da Chuchu Conviteria

Desenhar esse padrão seria impossível para mim, então comecei a pesquisar algum outro que pudesse substituir com vantagens esse que ela enviou. Encontrei um padrão bem bonito, delicado mas nem tanto, o único problema seria a cor, que tive que trocar. Veja a imagem original e o padrão conseguido…

padrao-imagem-convite-casamento

Fonte da imagem: wallshq

 Agora a Ana Paula já tem tudo que é necessário para Identidade Visual do casamento!

Será? Vamos fazer um pequeno check-list da Identidade Visual

Definição das Cores: Azul Tiffany

Definição de Fontes: Cursiva: Edwardian Script Básica: ????

Monograma ou Brasão: Feito!

Elemento Gráfico ou Arte: Padrão de Flores

Itens que farão parte da Identidade Visual: ??? 

Aparentemente algumas dúvidas ainda existem. A fonte básica não é nada difícil de definir. Veja o post com exemplos de fontes básicas para convites de casamento e os itens ela poderá escolher entre uma lista bem completa de itens.

Itens que carregam a identidade visual

  • Convites de Casamento (comum e para padrinhos) 
  • Cardápio
  • Cartões de Agradecimento e de Estacionamento 
  • Rótulos Personalizados
  • Programa da Cerimônia 
  • Chinelos Personalizados
  • Lembrancinhas
  • Plaquinhas (Lá vem a Noiva, Noiva e Noivo, etc) 
  • álbum de fotos  

Esses são alguns itens em que é legal imprimir a identidade da sua festa. Ela vai ficar bem personalizada e você pode incorporar esses itens na vida do casal. Eu sempre defendo que todo mundo deve ter um monograma oficial ou uma imagem que represente algo muito importante para os dois. É muito legal para uma papelaria personalizada, cartões de presentes, etc. Funciona como a assinatura do casal sem ser propriamente uma assinatura.

Perfeito, não??

Vejam agora o resultado final (digital) da frente do convite da Ana: Convite-Pronto

E aí? Gostaram? A Identidade Visual do Casamento da Ana vai ou não vai fazer sucesso?? 

38 Comentários
  • Daniela Rodrigues
    outubro 25, 2013

    Qual site para criar a minha identidade visual do meu casamento?

    • Mira Melke
      outubro 25, 2013

      Oi Daniela, é ideia é mostrar que dá para criar identidade visual usando os posts do blog. Mas, se quiser contratar, hoje quase todas as empresas de convites também fazem toda a Identidade Visual. Eu gosto bastante da Papel e Estilo.

  • Geane Mattos
    dezembro 11, 2013

    Oi Mira, queria pedir lhe uma jaudinha RSRS adorei o monograma e como ficou depois de tudo prontinho, eu quero esse que tu usou , e como faço pra mudar a cor, o ideial seria um lilas bem clarinho (:
    me ajudara muuuuuuuuuuuuito

    • Mira Melke
      dezembro 12, 2013

      Oi Geane, tudo bom?
      você pode entrar em contato comigo pelo facebook? Procure por Mira Melke.
      Assim a gente conversa e te mando o que você precisar junto com as orientações.

      Um beijo.

      Mira

  • Jucimara Alves
    janeiro 6, 2014

    Muito bom o post adorei, já está salvo no meu favorito na minha pastinha de Casamento.
    Parabéns, bjos!!

    • Mira Melke
      janeiro 6, 2014

      😉

  • Thatiany Monfredini
    janeiro 9, 2014

    Mira eu adoroooo seu blog, você é uma fofa e eu admiro muito todo o seu trabalho e o quanto é dedicada com as leitoras, viu! Parabens!

    Eu to planejando agora meu noivado ainda, como quero economizar uma graninha (deixar pra gastar no casamento né haha) eu mesma quero fazer muitas coisas, e seu blog está me ajudando muito! obrigada!

    Gostaria de perguntar uma coisa, essa imagem/”estanpa” que voce encontrou e usou como identidade visual do casamento da Ana, você simplesmente encontrou essa imagem e a utilizou?? Que programas você usa? to perguntando pq eu mesma vou fazer os convites do meu noivado, to com a arte semi pronta, mas fiz no power point mesmo… mas não sei como fazer os envelopes…

    obrigada desde ja

    • Mira Melke
      janeiro 10, 2014

      Oi Thatiany, muito obrigada pelo apoio!!
      Faz muito bem em economizar no noivado. Até para o casamento é bom tentar gastar o mínimo e guardar para outras coisas que valorizamos mais.:)

      Quanto às imagens eu geralmente procuro imagens grandes e com boa qualidade (alta definição – HD) assim podemos ter certeza de que quando imprimirmos a imagem vai ficar boa. Senão pode sair toda quadriculada e isso não é legal. Eu uso geralmente o photoshop mas muita coisas pode ser feita com o pacote do office também.

      beijokas. MM

  • Caroline Luciano
    fevereiro 8, 2014

    Cada dica melhor que a outra!! Adorei!!

    • Mira Melke
      fevereiro 8, 2014

      🙂

  • Alexandra
    março 19, 2014

    Oi Mira, boa noite!

    Encontrei seu site hoje e estou adorando! Vou tentar fazer meu convite seguindo suas dicas. Só não entendi uma coisa… que tipo de letra usa para montar o brasão?

    Beijo

    Alexandra

    • Mira Melke
      março 24, 2014

      Oi Alexandra, é um tipo de fonte especial. Chama Dingbat – que são símbolos, desenhos, invés de letras. É como se fosse um código. Dá um olhada nessa fonte aqui por exemplo – http://www.dafont.com/pt/trees-tfb.font – cada letra é um árvore diferente.

      Um beijo. Mira

  • Jennifer Rodrigues
    abril 5, 2014

    Oi Mira!! adorei seu post. Te pedi um help pelo face, te mandei uma msg pelo face, mas como ñ te tenho add foi para outras pastas.
    ME SOCOREEEEEE!! Noiva em desespero, precisando de help :'(
    tenho muiiita dificuldade em fazer meu monograma, meu casamento já é em agosto!!
    Pleaseeeeeeeeeee

    • Mira Melke
      abril 6, 2014

      vamos lá, então… rs

  • evelen
    abril 6, 2014

    existe um modelo para baixar gratuito disponivel

  • Berenice Lopes
    abril 14, 2014

    Olá Boa Tarde ! Preciso de uma ajuda, qual maneira correta de imprimir, porque já ajustei várias vezes a folha e não consigo. Beijos

    • Mira Melke
      abril 16, 2014

      Olá Berenice, eu não entendi. O que está tentando imprimir?

  • Gabrielle
    maio 24, 2014

    Oi Mira, você tem esse monograma em corel? Eu amei e já havia pesquisado o mesmo no pintrest. Obrigada bjs

    • Mira Melke
      maio 27, 2014

      Oi Gabriele, não tenho não. 🙁

  • Gabrielle
    junho 13, 2014

    Oi Mira! Adorei a dica! Também estou montando meu próprio convite e adorei a estampa que você usou no post. Você tem essa imagem ou site para me enviar? Super obrigada! Beijos

  • Giovana
    julho 2, 2014

    Mira, impressionante como o google me traz para o seu blog! Todas as dúvidas que tenho vc sana e me deixa mto feliz! Estou nos preparativos para o meu casamento pra daqui a 9 meses, e tinha desistido d fazer nossa identidade visual porque é muito caro! Mas com suas dicas e um pouco d tempo para pesquisar o q me agrada, será possível!

    Obgada por dividir com a gente suas descobertas.
    Bjos no s2

    • Mira Melke
      julho 4, 2014

      Com certeza Giovana. É isso aí. Fico muito feliz em ajudar. E muito obrigada por deixar esse comentário. Ele anima a gente a fazer cada vez mais.

      Um grande beijo!

  • Jéssica Amaral
    julho 10, 2014

    Olá! Queria saber qual programa vc usou pra criar esse design de convite. Parabéns pelo site, é lindo! 🙂

    • Mira Melke
      julho 25, 2014

      Olá Jéssica, Obrigada!
      Eu fiz no photoshop, mas hoje em dia todo mundo usa o illustrador. Ainda não me familiarizei muito com ele, mas acho que é melhor mesmo!

  • Joice
    julho 15, 2014

    Oi Mira suas dicas são otimas, adorei o seu blog. Vou casar em Novembro e to traumatizada com oq ja gastei kkkkkkkkk, quero eu mesma fazer meus convites e lembrancinhas. gostei muito da estampa e do monograma. Como faço desse jeito sendo rosa???

    • Mira Melke
      julho 25, 2014

      Oi Joice, eu vou casar em Setembro e também estou nesse nível.. kkkk
      Quais são as suas iniciais. Qual o tom de rosa que você quer?
      Um beijo!

  • Ana
    agosto 19, 2014

    Sua ideia me inspirou!! Estou fazendo a minha própria identidade tb! Depois passo para contar como ficou!
    =**

    • Mira Melke
      agosto 26, 2014

      Que Legal! Fico muito feliz! Vou aguardar heim! Beijos

  • Gerda
    setembro 8, 2014

    Oi Mira, ficou fantástico!!! Adorei! Vou me casar em novembro já, estou fazendo tudo sozinha. Adorei esse monograma e a estampa! O meu casamento vai ser todo branco com os tons de dourado, como faço para mudar essa cor? Vou te deixar meu e-mail se puder me ajudar, me passar o programa que posso alterar isso… gerdakarla@gmail.com

    • Mira Melke
      setembro 24, 2014

      Olá Gerda, eu costumo trabalhar com o photoshop, mas o dourado é um pouco complicado para imprimir. Prefira deixá-lo em detalhes como fita e decoração do convite. Você pode pegar a imagem clicando no link da fonte que está no post. Um beijo!

  • tuany
    novembro 14, 2014

    Como vc fez esse?? estou a procura desse efeito em baixo do brasao..

    • Mira Melke
      janeiro 6, 2015

      No post tem o link do padrão que eu usei para montar o convite. Dá uma olhada! Eu fiz no photoshop.

  • Kelly Cristina
    dezembro 14, 2014

    Mira, encontrei seu blog pesquisando no Google sobre convites de casamento, e estou amando, muito completo, esclarecendo todas as minhas dúvidas, e principalmente me mostrando que dá sim para fazermos um lindo casamento sem estourar o orçamento…obrigada bjo!

  • Josiany Marinho
    outubro 6, 2015

    Olá Mira!
    Então, estou desesperada… Queria criar minha ID Visual do meu casamento, já tenho um tema, mas não consigo executar…
    Faço muitas identidades para muuuuuitas pessoas e eu acho que é isso que está me atrapalhando um pouco!
    Me manda uma resposta no meu e-mail
    (josih_marinho@hotmail.com)

  • Andrisa
    dezembro 8, 2015

    Oi Mira tudo bem? Sê não for ruim pra ti eu queria que você me manda-se essa textura azul, obrigado dez de já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *