Como Instalar Fontes – Identidade Visual do Casamento

Hoje eu resolvi arregaçar as mangas e fazer um tutorial completo sobre como instalar fontes e usá-las em todos os projetinhos de papelaria para o casamento, ou para a identidade visual. Já falei bastante sobre fontes por aqui – vejam os post 34 fontes para convites de casamento, Faça seus convites – escolhendo a arte e o post sobre Monogramas. Em todos eles eu cito fontes diferentes e algumas pessoas tem dificuldade para baixar e instalar essas fontes. Por isso estou fazendo esse post.

Costumo citar dois sites principais de Download de fontes. O Dafont e o FontSpace. Ambos são em inglês, mas não há problemas. Vamos usar, para esse tutorial, fontes de ambos os sites. Algumas fontes você consegue encontrar nos dois.

Instalar Fontes do FontSpace

Vamos começar instalando a fonte Floral Settings do post dos monogramas, a fonte Floral Settings foi utilizada para fazer os ramos desse monograma:  tutorial - instalar fontes 15

Essa fonte está no FontSpace e você pode baixá-la aqui:

tutorial - instalar fontes 1

Essa é a carinha da fonte no FontSpace. Para baixá-la você precisa clicar em Download.

É só clicar nesse botão. Repare que a fonte é de uso pessoal, ou seja, você pode usar nos seus projetos, mas não pode usá-la para nada comercial. Para uso comercial, você precisará de uma autorização especial.tutorial - instalar fontes 1.1

No Chrome, navegador que uso, o Download feito aparece na barra inferior. Clicando na setinha, ele abre essa novo menu e nele escolhemos abrir o arquivo. Se você usa outro navegador, você pode abrir o arquivo diretamente na pasta em que salvou.

tutorial - instalar fontes 3

tutorial - instalar fontes 4

Como é um ZIP abrirá em um descompactador – no meu caso o WinRAR. Dentro do descompactador vamos escolher o arquivo Flors_.TTF – O arquivo de extensão TTF é sempre a sua fonte!!

A fonte será aberta em um programa como esse abaixo – com essa carinha. Aqui a gente pode ver uma lista em ordem alfabética da fonte. Isso significa que o primeiro símbolo é o A, o segundo é o B e assim por diante.
Com essa janela aberta, basta clicar em instalar no menu superior.

tutorial - instalar fontes 5

Como usar a Fonte Instalada: 

A fonte já está instalada, agora você pode abrir qualquer programa que trabalhe com fonte para usá-la. Resolvi usar o Power Point para ser bem unânime ( (o meu programa é o mais recente, que vem com o Windows 8, mas é ideia é a mesma).

tutorial - instalar fontes 6

A fonte que instalamos vai aparecer na lista de fontes que fica na página inicial do power point ou de qualquer programa. 

tutorial - instalar fontes 7

Como o nome dela é Floral Setting, ela estará no f… E olha ela aí… Agora é só usar!

tutorial - instalar fontes 8Para ver todos os modelos dos ramos, ou de fontes que são na verdade desenhos, eu costumo fazer um pequeno truque. Digito o alfabeto inteiro em letras bem grandes numa fonte regular. Depois eu troco a fonte para a nova fonte instalada. Localizo a que mais gostei e seleciono só ela e torno a trocar para a fonte regular. Assim eu descobri que esse ramos são na verdade a letra R na nova fonte.
tutorial - instalar fontes 9 tutorial - instalar fontes 10 tutorial - instalar fontes 11 tutorial - instalar fontes 12

Agora, eu posso apagar tudo e trabalhar apenas com a letra R na fonte Floral Settings que acabei de instalar. Posso girar, aumentar e diminuir o tamanho, e brincar com ela da forma que quiser. Aqui eu girei e depois, usando a ferramenta caixa de texto, inserir o S e E no interior da minha “figura”. tutorial - instalar fontes 13 tutorial - instalar fontes 14

O resultado é esse aqui!!

tutorial - instalar fontes 15

Instalar fontes do Dafont:

Para baixar uma fonte do Dafont, o procedimento é basicamente o mesmo. Aqui vou instalar a fonte Indenture English Penman. Uma fonte caligráfica clássica e muito estilosa. Fontes como essa são muito utilizadas para escrever o nome dos noivos no convite e em qualquer outro lugar. É muito elegante.

Se quiser, você pode fazer uma busca no site e escolher uma outra fonte que te agrade – ele tem um menu interessante, que separa as fontes por estilos. Mas, se você já sabe o nome da fonte que quer usar, basta digitar o nome na busca.

dafont

Cada fonte tem uma página como essa abaixo e é nessa página que escolhemos a opção Download onde a seta aponta. Clicando no download, todo o procedimento de instalação e utilização é exatamente o mesmo do exemplo anterior.

intalando fontes 2

E o resultado…

intalando fontes 3

Prontinho!!

Espero que consigam fazer os seus projetos: um convite maravilhoso, um monograma legal e tudo que a sua criatividade permitir.

Boa sorte e um grande beijo.

26 Comentários
  • gediane.oliveira@gmail.com
    outubro 21, 2013

    Olá, desculpe o incomodo, mas quando abro a pasta zipada não encontro esse arquivo em TTF, pode ser problema com meu computador.

    • Mira Melke
      outubro 21, 2013

      Imagina Gediane, não é incômodo nenhum. Talvez a extensão seja outra. otf também é uma extensão válida! Tente abrir os arquivos e veja a carinha deles.
      Boa Sorte!

  • Tatiane
    outubro 31, 2013

    Ola!! adorei o site e achei super util!! Mais estou com um problema gigante…todos os arquivos que fiz download, em nenhum, NENHUM, apareceu INSTALAR, so e somente so, IMPRIMIR! ja briguei horrores com o computador…Qual sera o problema? Obg desde ja!!

    • Mira Melke
      outubro 31, 2013

      Oi Tatiane, obrigada! Chamar o blog de útil é o melhor elogio que posso receber. Esse é o objetivo 🙂
      Qual sistema operacional que você usa? É o windows mesmo?
      Existe uma outra forma de mandar instalar que é clicando sobre o arquivo da fonte com o botão direito e no menu que abre vai ter a opção instalar.
      Confira também se não instalou logo quando abriu o arquivo. Veja na lista dos programas se o nome da fonte nova já está lá.
      Se nada disso der certo, me add no face que a gente pode tentar resolver num bate-papo.

      Um beijo

  • Carla Suelen
    janeiro 9, 2014

    Amei as dicas, vou começar agora mesmo!

  • Léia
    março 16, 2014

    Amei as dicas o blog é de muita ajuda, já tinha procuirado fontes pelo google afora e não consegui nada, então acabei chegando aqui e já coloquei em meus favoritos, já consegui baixar as fontes e já estou usando, obrigado.

  • Heloí
    junho 1, 2014

    Olá, baixei o programa das letras caligráficas indenture-english-penman, mas não consigo achá-la no power point, ela aparece com qual nome? Desde já, obrigada pela atenção! BjoO

    • Mira Melke
      junho 2, 2014

      Acho que está só como English Penman. Beijokas

  • Laís
    junho 26, 2014

    Adorei os seus posts. Vão me ajudar muito! Obrigada :)!

  • Alexsandra Arruda
    julho 10, 2014

    Olá seu site é muito interessante. Foi uma ótima ideia! Parabéns!
    Eu baixei duas fontes: uma floral e outra cursiva, essas duas funcionam no Word normalmente, mas as outras fontes decorativas “Vitage decorative” do FontSpace foi instalada, porém, quando eu escrevo ela aparece simples, como uma arial black por exemplo, não como decorativa. O que eu faço? Obrigada!

    • Mira Melke
      julho 25, 2014

      Oi Alexsandra, estranho isso. Tenta abrir o arquivo da fonte e veja se ela tem apenas maiúsculas ou apenas minúsculas, pode ser isso. Talvez seja uma versão de demonstração, daí tem alguns caracteres que são limitados. Fontes gratuitas costumam ser assim 🙁

      Um beijo!

  • Adenina
    fevereiro 20, 2015

    olá!Mira tudo bem conseguir instalar a fonte para fazer monogramas.mas não estou conseguindo trabalhar o monograma tentei word e no excel. não consigo mover monograma nem aumentar nem diminuir, quando coloco caixa de texto ela sai do lugar.

    • Mira Melke
      fevereiro 23, 2015

      Olá Adenina, o aumentar e diminuir você pode fazer mudando o tamanho da fonte na parte da formatação da letra mesmo.
      Para fixar a caixa de texto, você tem que definir a posição dela. Minha dica é fazer no Power Point que não terá esses problemas. 🙂

  • VANESSA
    julho 24, 2015

    AMEIIIII! Bah isso está me ajudando um monte! Estou montando o meu convite de formatura e as plaquinhas da festa, e aprender a baixar essas fontes era tudo o que eu precisava \o/

  • Flávia Melo
    agosto 17, 2015

    Mira, eu amei este post! Sou apaixonada por DIY, fazer arte no computador e decoração de festas para os meus amigos e familiares – sem experiência nenhuma, só com power point!. Só que dessa vez fui convidada para ajudar uma noiva amiga em TODO o casamento e seu blog foi a maior descoberta que fiz kkk. Muito obrigada, especialmente por essa parte sobre fontes, e seu blog já está salvo na minha pasta de favoritos. Abraço!

  • Kamilla
    setembro 29, 2015

    Estou preparando as plaquinhas para minha formatura e estou à muito tempo procurando fonte de letras! Ajudou muitooooooooooooooo! Parabéns pela dedicação.

  • Erica
    outubro 21, 2015

    Oi td bem amo muito seu site e suas dicas!
    Mas não estou conseguindo usar essas fontes !!!
    Para mim elas estão aparecendo como letras normais.
    Me ajuddaaaa
    bjosss

    • Mira Melke
      novembro 3, 2015

      Oi Erica, vc me achou no face né? Já resolvemos né? beijocas

  • Amanda
    novembro 10, 2015

    Oi Mira! Genial esse seu post viu??!!
    Só estou com um problema rsrs
    Quando clico em instalar, aparece que tal fonte não é uma fonte válida!!! Será problema do computador??
    Obrigada!
    Beijos

  • Jaira Santana
    março 20, 2016

    Gostei muito do post, foi muito útil. Fico feliz quando pessoas como você pensa em dividir o que sabe, porque assim tenho certeza que Deus vai te acrescentar muito mais do que você repartiu. Deus abençoe, Beijos

  • Simone
    junho 19, 2016

    Amei seu site, parabéns!! Gostaria da sua ajuda a respeito da fonte de giz, que não entendi muito bem.

  • Aline
    junho 23, 2016

    BOM DIA,
    ADOREI AS DICAS MAS PRECISO SABER OS NOMES DAS FONTES DE EFEITO DE GIZ!!
    OBRIGADA.
    ALINE

  • Mileny Lopes Toledo
    agosto 12, 2016

    Você é um arrasooooo…
    Amando todas suas dicas!!
    Obrigada por essa disposição em ajudar..
    Grande bjo e muito Sucessooooo😍😘😘😘🙏

  • Daniela Arpini
    setembro 6, 2016

    Muuuuuuuuuuuuito obrigada pela ajuda!!!

    Consegui baixar e fazer… tinha contratado este serviço com um fornecedor que me enrolou muito então decidi eu mesma fazer, procurei muito coisa na internet mas nada parecido com seu post que está super simples e fácil e colocar em prática.

    Parabéns e muito obrigada!

    Abraços,

    Dani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *