Como fazer um Arranjo de Flores

Ao contrário do que muito pensam, fazer um arranjo de flores não exige muita técnica e não é uma atividade extremamente complicada. Mas também não é só espetar flores numa espuma ou colocá-las dentro de um vaso. É preciso ter bom gosto, seguir alguns passos importantes e ter um bom material em mãos.

Não estou aqui falando que você terá que fazer seus arranjos do casamento, nada disso, mas acredito que o conhecimento seja importante para qualquer tipo de reunião, seja ela um chá entre amigas, um jantar romântico, aniversário e até o noivado ou casamento.

Arranjo de Rosas e Lírios

Esse é um arranjo assimétrico com Rosas e Lírios. Ele apresenta uma uniformidade nas cores, mas há uma diferença nítida entre a região das rosas e a região dos lírios.

Fazer Arranjos de Flores depende de Planejamento

A preparação de qualquer arranjo depende primeiramente de planejamento. Separe todo o material necessário e flores. Para esse arranjo foram utilizados:

Plantas: 

  • 20 rosas
  • 1 maço de Lírios
  • Junco – O verde que faz voltinhas na parde de trás do arranjo
  • Aspargo Vassoura – O verde espetadinho que preenche o arranjo.

Materiais: 

  • Balde com água fria
  • Tijolo (espuma) Floral
  • Um suporte para o arranjo – no caso foi uma taça.
  • Tesoura grande

Começando…

Primeiro, deixe mergulhada num balde de água fria a base das suas plantas.

Para hidratar o tijolo floral apenas coloque-o sobre a água. Ele boiará e irá absorver  a água. A medida que a água penetra, o tijolo irá afundar. Quando estiver completamente mergulhado ele estará pronto para ser usado. Isso deve levar por volta de 30 minutos. Mas você pode deixar ele mergulhado por até algumas horas. Depois de tirar o tijolo da água, você pode cortá-lo com uma faca e moldá-lo de acordo com o suporte ou vaso.

Agora, imagine como você gostaria que o arranjo ficasse, tamanho, localização das flores, etc. Pense também que os arranjos, tirando os de “bolinha” tem frente e costas. Se vai colocar um arranjo no púlpito, por exemplo, você não precisa colocar flores na parte de trás. Se o arranjo é para o corredor, ele precisa ser completo. Para arranjo com frente e costas, utilize bastante folhagens para a as costas e mantenha-a em harmonia com o restante do arranjo.

Comece preenchendo o arranjo com as folhagens. Determine com elas o tamanho que gostaria que o arranjo tivesse. Comece pela base da espuma e vá até o centro dela.

Corte o cabo das flores na diagonal (isso facilitará fincar no tijolo e terá uma maior área para hidratação da flor)  medindo o tamanho necessário e remova o excesso de folhas na haste da flor. Mantenha algumas, elas são boas para dar um preenchimento. Comece colocando as flores principais e maiores. Como elas chamam mais atenção, é bom que estejam bem distribuídas. No caso do arranjo do exemplo, usamos apenas duas flores com uma distribuição bem polarizada. Lírios de um lado, rosas do outro e mais nada.
Coloque um tipo de flor por vez. Preenchendo os espaços e sempre analisando se as flores estão ficando bem distribuídas. Quando terminar de colocar as flores, observe o conjunto e veja se é necessário fazer alguma mudança na disposição das flores.

Se não, finalize o arranjo com mais algumas poucas folhagens. Esse finalizamos com mais algum ramos de aspargos vassoura e juncos na parte de trás do arranjo para valorizar o efeito assimétrico do arranjo. Para fazer as voltinhas, basta fincar ambas as pontas do junco. É legal fazer a volta primeiro e então fincar ambas as partes juntas no tijolo.

Exatamente o mesmo processo foi utilizado no arranjo abaixo, mas o maior destaque ficou por conta dos lírios.

Arranjo de Lírios e Rosas - pink

As regrinhas valem para todos os tipo de arranjos, inclusive para arranjos que vão em vasos. Mesmo sem a espuma floral.

Resumindo: 

1. Comece com as folhagens  – elas são a base e o preenchimento

2. Disponha as Flores principais

3. Disponha as flores secundárias

4. Analise o resultado

5. Arremate com folhagens

Nada complicado certo? Agora podemos decorar nossa casa, nossas festas e nossa vida!

Aproveitem também e busquem no youtube. Lá tem muitos vídeos legais de tutoriais e tenho certeza que irão inspirar vocês. Tentar copiar alguns arranjos que vemos na internet e em revistas pode ser um bom treino.

Para fazer arranjos grandes, você pode juntar vários tijolos florais, fixando um ao outro com galhos e/ou envolvendo os tijolos com plástico filme.

Se tiverem alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Se gostou do post, conte para a gente. Se gostaria de mais posts assim, fale também. Quero ouvir vocês um pouquinho também.

Grande Beijo, MM


Leia Também:

Casamento Milena e Bruno no Serra do Mar - Decoração: Janete Pimenta Foto: Ale Borges Aula Sobre Decoração e Flores com Janete Pimenta


vaso de hortênsias - decoração

 Decoração com Flores Plantadas

20 Comentários
  • Simoni
    julho 16, 2013

    Adoro! Isso é minha vida, meu trabalho!

    • Mira Melke
      julho 16, 2013

      Ensinei direitinho, Simoni? rs

  • Renato
    outubro 18, 2013

    Muito bom ensinamento, costumo fazer arranjos mas somente com frente, e essas dicas me ajudaram pois vou fazer um arranjo de “bolinha” para mesa de bolo de festa de 15 anos (pedido de amigos). Continuem ajudando… FAVORITANDO O SITE.

  • Priscila Silva
    novembro 12, 2013

    amei td isso…Onde eu encontro flores artificiais em conta?

  • Keila Barros
    janeiro 8, 2014

    nossa meei, vc esta de parabens, vou noivar dia 21/02/14 e vou fazer esse arranjo pra colocar na mesa, to xonada!!!!!

    • Mira Melke
      janeiro 8, 2014

      Que bom Keila. Felicidades para vocês! Tenho certeza que o seu arranjo vai ficar lindão! beijokas. MM

  • Lary
    maio 9, 2014

    Olá! Eu sei que os valores das plantas variam muito de região e época!
    Mas em média quanto eu gastaria para fazer um arranjo mais ou menos desse porte?

    • Mira Melke
      maio 9, 2014

      Oi Lary, considerando os preços daqui de São Paulo, no arranjo deve ter uns 50 reais em rosas e 25 reais em Lírios. Somando a espuma e as folhagens deve ter mais uns 10 reais.

      No total dá uns 85 reais de flores nesse arranjo. Acha muito ou acha pouco? Se você misturar lisiantus com rosas o efeito fica bem similar e o custo pode reduzir bastante.

  • Rosa Passos
    maio 27, 2014

    Olá, lindos os arranjos! Gostariam de saber o nome da rosa do primeiro arranjo, esse rosa bem clarinho. Sempre que quero comprar não consigo esse tom.
    Obrigada,
    Rosa

    • Mira Melke
      junho 2, 2014

      Oi Rosa, eu não sou especialista, mas segundo o meu catálogo aqui as rosas num tom rosa clarinho são: kalinka, Giliane, Mi amor, Nirvana, Saphir, Vedette.

  • Rosani Gomes
    agosto 5, 2014

    Amei

  • mary silva
    novembro 28, 2014

    amei tudo ,minha filha vai casar e eu quero fazer o arranjos .

  • Sthefani Justiniano
    agosto 27, 2015

    Boa noite, gostaria de saber se eu fizer o arranjo 1 dia antes de um evento, utilizando a esponja floral no dia ele estará conservado e bom para a utilização do mesmo.
    Aguardo respostas.
    Att,

    • Mira Melke
      setembro 8, 2015

      Olá Sthefani, estará perfeito ainda, principalmente se você mantiver em um ambiente com uma temperatura amena, longe do sol e checar a umidade da espuma de vez em quando. 🙂 Até dois dias antes dá para começar a fazer os arranjos.
      Alguns arranjos podem durar quase uma semana – mas depende muito das flores.

  • marina
    outubro 29, 2015

    Muito boa a explicação. Este que está na foto ficou lindo.

  • Maria Gabriely
    março 22, 2016

    Em primeiro lugar eu gostaria de parabeniza-lá, pois as informações são valiosíssimas e muito raro de encontrar dicas de uma forma tão clara e objetiva como a sua!
    Bom vou me casar no mês de Julho e fiz alguns orçamento e achei um valor um tanto alto pra min que estou tentando economizar o máximo já que será algo simples…
    Tenho algumas dúvidas, entre elas: O tipo de arranjo que eu gostaria de montar é do tipo “bolinha” para por na queles vasos grandes na mesa do bolo, no aparador, na mesa do buffet e na mesa dos noivos…. minha dúvida é um seguinte kkk, o tijolo de esponja floral é o mais ideal para ser usado nesses arranjos, caso seja para ele dar encaixe no vaso a esponja precisa ter a medida exata da boca do vaso, ou da pra ser cortado como funciona?

  • Sonia Maria Laudelina Sevidanes
    agosto 13, 2016

    Gostei muito das dicas.Para mim foi muito valido porque e o meu trabalho que amo fazer,e estas explicacoes foram otimas continue nos ensinando.Amei

  • Silvana Rocha
    julho 18, 2018

    Estou iniciando agora meus arranjos, e encontrar a sua página foi a coisa mais maravilhosa que me aconteceu. Que explicação perfeita Mira! Vc é sensacional, muito obrigada por compartilhar conosco sua vivencia.

  • Maria de Lourdes P. Barros
    outubro 31, 2018

    Amei está dicas..vou muito importante para mim que sou iniciante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.