Decoração com Estampas – Como Combinar?

A ideia para o post saiu da imagem abaixo. Os olhos atentos podem perceber que temos mais de um tipo de estampa na composição dessa mesa. Aqui, vamos aprender como combinar estampas e ter um resultado maravilhoso.

Decoração de Mesa de Casamento com combinação de estampas

Temos a toalha de mesa com uma estampa tipo cerâmica portuguesa e dois padrões para a papelaria; um com arabescos e outro com listras.

Combinar mais de uma estampa, apesar de não ser muito comum, não é nada complicado.

A dica principal é: as estampas devem conter pelo menos uma coloração em comum, nem que seja a em menor quantidade! 

Um boa estratégia para pessoas medrosas ou iniciantes é coordenar as cores e variar nos padrões. Procure manter cores nas mesmas famílias, como tons de verde, de azul, ou combinação de cores próximas. Quando começar a pegar a prática, misture à sua  combinação cores contrastantes. Se estamos com uma combinação de verde e azul, um laranja ou amarelo pode gerar o contraste  e  dar excelentes resultados.

Combinar estampas de padrões diferentes com as mesmas cores

Podemos também brincar com diversos padrões com as mesmas cores. Esse exemplo é perfeito, pois temos xadrez, poá e Chevron em uma mesma composição. Amo essa imagem porque a combinação parece que evidencia ainda mais as coisas que “fogem do padrão” como o dourado da taça, a madeira e as flores nos arranjos e desenhadas nos pratos. Esse é o efeito do contraste!!

A combinação é corajosa e bem despojada. Ideal para ser usada um chá bar ou uma festa de aniversário, por exemplo.

A última dica é: varie no tamanho dos padrões.  Combine por exemplo, uma estampa com flores grandes com um poá delicado. Duas estampas muito chamativas podem não ficar bem juntas e duas estampas “apagadinhas” pode acabar com toda a graça da brincadeira. Observe na primeira imagem, a toalha de mesa tem uma padronagem bem forte e destacada e a papelaria já aparece com  desenhos menores e mais delicados.

Agora, você pode colocar tudo isso em prática brincando com as almofadas da sala ou passeando por lojas de tecido (amo!!). Teste diversas combinações antes de definir qual será a combinação que estará na decoração da sua festa ou da sua casa. Afinal, o princípio é universal!

Gosta de estampas e gostaria de aproveitar elas inclusive na papelaria do casamento? Leia esse post:  Estampa, do tecido para o seu convite com um download especial de presente!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.