Monogramas de Casamento- Identidade e Unidade

O elemento de identidade visual de um casamento que mais me encanta é o monograma. Me encanta não só pela sua beleza, mas pelo significado por trás dos desenhos. A união das letras em um monograma é muito mais que um jogo gráfico. Carrega um significado único: A criação de uma nova família. O monograma, pelo menos para mim, é o selo ou brasão da família que nasce da união daquelas duas pessoas que se tornam uma só. Portanto, acredito e colocarei em prática que o monograma é apenas inaugurado no casamento. Ele deve fazer parte do dia a dia da família depois, seja num quadro, em cartas, etc. Por isso, deve ser bem escolhido, como uma tatuagem ou um nome, que levamos conosco para sempre.

Selecionei alguns exemplos de monogramas ou brasões que podem inspirar e até criei um board no pinterest só para eles (segue lá). O monograma ou brasão é um elemento muito versátil, podendo ser aplicado em várias composições. Bons exemplos são: Convites, Almofadas, Tecidos, Lembrancinhas, Doces, Cartões de Agradecimento, Pista de Dança, Corredor, Kits de Banheiro, etc. Seja criativa e valorize esse elemento no seu grande dia.

Exemplos de utilização de Monogramas em casamentos

Fonte: Pinterest

Monograma do Casamento da Priscila Iensen

Casamento da Priscila Iensen de “La Papeterie Diva” : um dos melhores exemplos de utilização de monogramas que já vi. (Recomendo muito a visita ao blog dela, principalmente se você prefere o estilo romântico. Ela tem o dom de fazer coisas maravilhosas em papel. )

Monograma do Casamento de Marcia e Marcio

Fonte: Constance Zahn

Tenho certeza que após ver todos esses exemplos lindos você ficou com vontade de ter o seu próprio monograma, acertei?

Saiba que isso não é difícil e não depende necessariamente da contratação de um designer . Eu mesma fiz todos os monogramas abaixo. Quer saber como eu fiz? Conto já!

Monograma de casamento - Brasão com as Letras dos Noivos Monograma ou Brasão com moldura artística Monograma de Casamento - M e M Monograma Simples - Apenas com as Iniciais do NoivosMonograma ou Brasão - Modelo Espelho com Iniciais dos Noivos

Como fazer o monograma ou brasão:

Todos esses desenhos que utilizei são fontes. Sim, Fontes.  Afinal, esse post faz parte da Série “Fontes para Convites de Casamento” ou vocês se esqueceram que sexta passada eu falei que o próximo post da série seria hoje?

As fonte cursivas vocês já conhecem, mas esses desenhos que utilizei como moldura para os monogramas são novidade. Você pode encontrar esses e muitos outros visitando o site do FontSpace. Procurar por frames facilitará muito a sua busca.

Algumas sugestões de fontes para monogramas são:

Caixinhas Decorativas - Utilizei para fazer o R e B e o M

Corners and dividers 

Floral Settings  - O que utilizei para fazer o monograma com o S e o E.

WWFloralGreetings - M + M

MTF Funk Fusion

Espero que gostem das sugestões e se aventurem a procurar outras fontes. Elas deixam o trabalho tão simples que podemos fazer esses monogramas em qualquer programa (pode ser até no word ou no power point). Basta dimensionar e posicionar as letras onde achar melhor – Utilize a ferramenta de Caixa de Texto. Brinque bastante até ficar do jeito que você gosta.  Todas essas fontes são gratuitas, basta fazer o download, descompactar o arquivo, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção instalar. Pronto. Você já poderá usar a sua nova fonte em qualquer programa instalado no seu computador. Lembre-se: como é uma fonte, cada letra que você digitar no teclado aparecerá um desenho diferente, funciona como um código. Eu costumo digitar o alfabeto inteiro e depois escolher o desenho que mais gostei. :)

Se tiver dúvidas ou alguma dificuldade, pode me procurar, seja nos comentários ou pelo e-mail mira@clubenoivas.com. Terei o prazer em ajudá-las.

Se você gostou desse post, curta a página do Clube Noivas no facebook e de nos siga pelo Pinterest.

 Um grande beijo!

 

 

65 Comments:

  1. Edna furtado de Oliveira

    Por favor, gostaria de personalizar almofadas e capas das cadeiras da sala de jantar com as iniciais de Benício e Edna, mas não encontro nada na net. Poderia me ajudar? Obrigada

    • Edna, eu imagino que você deva fazer a arte e mandar bordar. Hoje em dia as máquinas de bordar são capazes de fazer absolutamente qualquer figura em qualquer tecido. Procure por empresas do gênero.

      Um beijo!

  2. gente quero com LETRA A e L

  3. Poxa, muito obrigada por este post, você com certeza ajudou muitas noivas…

  4. Bom dia. Eu gostei muito do monograma Larissa e Daniel, porém não consigo fazer o meu desse estilo. Poderia me ajudar? Qual o nome da letra?
    Parabéns pelo post, ficou bem legal…

Deixe uma resposta

  • consultoria-em-casamento
  • Não perca uma publicação sequer do Blog Clube Noivas. Digite seu e-mail no campo abaixo para ficar sabendo das novidades antes de todo mundo!!