Receitas do Jantar de Aniversário – Risoto, Carne Assada e Bolo

Como estou em Vitória, minha cidade natal e por aqui tenho poucos amigos resolvi eu mesma ir para a cozinha. Além de agradar os paladares, iria provar para a minha mãe que eu já podia casar. =)

O cardápio foi simples, mas bem gostoso. Minhas exigência eram: Pouco trabalho, muito sabor. Dessa forma fiz uma carne assada, um risoto e uma salada. De sobremesa, fiz um bolinho de chocolate.

Carne Assada super prática:

A carne é receita da sogra e é uma das carnes mais gostosas que já comi. Ela é temperada apenas com sal.
Ingredientes:
1 peça de Carne com um pouco de gordura (pode ser fraudinha, maminha, contra-filé…)
1 colher de sopa rasa de sal para cada quilo de carne
Muito papel aluminínio.

Modo de Preparo:
Tempere a carne com 30 minutos a 1 hora de antecedência. Embrulhe bem no papel alumínio – utilizei de 5 a 7 voltas de papel. A ideia é que a carne cozinhe na sua própria gordura, portanto, não pode haver nem um buraquinho por onde a gordura escorra. Quando for levar ao forno, comece colocando a parte com gordura para cima, assim ela vai adentrar a peça. Para assar completamente a carne deve levar cerca de 2:30h a 3h, mas é bom ir começar a olhar quando der 1:30h de forno. Mudar a carne de lado também é importante para ela assar uniformemente. Olhar de uma em uma hora é suficiente. Dessa forma, eu assisti sessão da tarde e fiquei na internet enquanto o jantar ficava pronto. Com a carne já assada, retirei o papel e deixei ela um pouco mais no forno enquanto fazia o Risoto.

Tempo Gasto: 3h horas no facebook e assistindo filme.

Risoto de Palmito

500 g de arroz Arbóreo – (arroz de risoto)
Azeite
Aproximadamente 1,5 l de água fervente
caldo de legumes, galinha ou carne – você pode preparar em casa (1,5l) ou usar tabletinhos já prontos -  eu usei 2 tabletes prontos de legumes.
1 vidro de palmitos
1 cebola média
2 tomates
1 colher de sopa cheia de margarina ou manteiga
100g de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:
Para fazer essa receita serão necessárias duas panelas. Em uma delas, coloque água para ferver juntamente com os tabletes de caldo de legumes. Na outra refogue bem o arroz arbóreo em bastante azeite. Você pode colocar a cebola antes e fritá-la no azeite, ou frita-la separada ao final. Dessa vez eu fritei na manteiga, assim ela fica mais crocante e saborosa. Quando o arroz já estiver bem refogado, comece a adicionar a água do caldo pouco a pouco, toda vez que a água começar a secar. Normalmente coloco duas conchas de caldo por vez. Misture após adicionar o caldo. Esse processo leva uns 15 minutos. Se você perceber que o caldo acabou e o arroz ainda não está cozido, coloque água fervente no lugar do caldo. Se quiser experimentar o arroz, pense que ainda irá adicionar algumas coisas salgadas, como o palmito e o parmesão, por isso, resista a colocar mais sal. O ponto ideal do arroz é “al dente” e nesse momento ele já deve estar um pouco grudento. Não se preocupe. Risoto bom é assim mesmo. Adicione os outros ingredientes (palmito, cebola frita e tomates) e misture bem. Não deixe o arroz secar completamente, nem o tomate amolecer. Desligue o fogo e coloque uma colher generosa de manteiga e o queijo ralado. Misture bem e sirva.

O risoto deve ser feito bem próximo ao horário da refeição. Ele precisa ir para mesa quentinho e deixar ele esfriar não é bom. Se precisar fazer antes, deixe apenas o arroz cozido, sem acrescentar os outros ingredientes. Quando retornar, coloque um pouco de água fervente e continue o processo.
Há quem coloque creme de leite no risoto. Eu não acho necessário porque deixa o prato mais pesado do que já é. Pode-se levar mais parmesão à mesa.

Existem muitas variações de risoto, procure outras receitas e escolha aquela que te agrade. No entanto, não abra mão do arroz arbóreo. Risoto sem arroz arbóreo é mexido. :p

Tempo gasto: 25 minutos me divertindo com os amigos já na cozinha e de salto alto!

Bolo de Chocolate Prático

Receita de Bolo de Chocolate com açúcar Mascavo. Uma delícia!

-com açúcar mascavo e sem batedeira

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó – nada de achocolatado
1 e ¼ de xícara de açúcar mascavo – peneire antes porque ele costuma ficar grudadinho.
2 ovos grandes
200 g de manteiga
1 colher de chá de baunilha
1 colher de sopa rasa de fermento
½ xícara de água quente

Modo de Preparo:
Unte uma forma pequena e  ligue o forno. Essa receita é rápida.

Em uma vasilha, misture o açúcar, a manteiga e a baunilha até ficar homogêneo, depois adicione os ovos e misture. Em outra vasilha, misture o trigo, o fermento e o chocolate em pó. Vire o conteúdo da segunda vasilha na primeira e mexa até ficar homogêneo. Só não exagere na mistura porque já tem fermento na massa, ok?
Agora, vá colocando a água quente aos pouco, até perceber que a massa está suave e homogênea. Despeje na forma e deixe assar por 30 minutinhos. Retire do fogo e espere esfriar antes de manuseá-lo.

Recheie como preferir. Eu utilizei doce de leite com chocolate como recheio, mas podemos utilizar qualquer recheio. Como cobertura, fiz um Ganache.

Tempo Gasto: 40 minutos + esperar  esfriar para rechear e confeitar.

Ganache:

300 g de chocolate em barra
1 caixinha de creme de leite gelado

Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria. Adicione o creme de leite e misture bem. Despeje sobre o bolo quando o ganache ainda estive um pouquinho quente. Ele vai escorrer lindamente

Um grande Beijo!!

ps1: Desculpem não ter tirado fotos dos pratos. Não passava pela minha mente fazer um post sobre isso, mas prometi pelo facebook e aqui ele está. Espero que aproveitem as receitas como os meus convidados e guardem para uma ocasião especial, quem sabe um jantar romântico…


ps2: A receita do Bolo de Chocolate eu encontrei no Pinterest. Ele é uma benção não é… A receita original, em inglês está aqui

ps3: Tem receita de Cupcakes de Chocolate vinda “do estrangeiro” no blog também. 


Publicidade:

5 Comments:

  1. Pq vc nao me convidou!? Vai ter que fazer pra mim… só o bolo que eu deixo pro ano que vem!!!

  2. Pingback: Presenteie Carinho no Dia dos Namorados – Para Imprimir | Clube Noivas

  3. Pingback: Como fazer Naked Cake - Se eu fiz, você também pode! | Clube Noivas

Deixe uma resposta

  • Não perca uma publicação sequer do Blog Clube Noivas. Digite seu e-mail no campo abaixo para ficar sabendo das novidades antes de todo mundo!!