Lembrancinhas Vivas – Suculentas

As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis. (diretamente da  Wikipedia)

Quem acompanha os  blogs gringos de casamento já deve estar acostumado a ver essas plantinhas nas decorações e até nos buquês. A Sammia, do Casando Sem Grana, também teve suculentas em seu buquê. Essas plantas são lindas e fáceis de serem adaptadas na decoração da festa. Além disso, depois da festa elas ainda podem durar anos e anos.

Fui procurar sobre suculentas e escolhi o Elisabeth Anne Desings para me basear na pesquisa. Achei que se procurasse em mais ia ter tantos resultados que não daria conta de organizar e escolher meus preferidos. Para minha surpresa, o blog tem uma tag só para suculentas e a autora do blog se mostrou simplesmente apaixonada por elas. Não é atoa, elas são lindas mesmo. Combinam com todos os estilos de decoração e fazem muita diferença.

Escolhi algumas fotos que mais gostei. Elas estão no slideshow abaixo.

A ideia, no entanto, é  usar essas delicadezas maravilhosas na decoração e dá-las de presente para os seu convidados. Dessa forma, eles poderão lembrar do seu casamento por anos. Essa plantinha não exige muitos cuidados, portanto, ela não vai morrer fácil e vai ficar linda. Você pode dar um vasinho com uma suculenta para casa convidado ou família.

A foto anterior foi tirada do Etsy, não consegui encontrar o mesmo vendedor, mas no site você encontra mais diversas opções de plantas e utilizações. É possível gastar horas nesse lugar.

Mas será que não sai caro? Essas plantas precisam ser importadas? Quais os cuidados necessários?

Existem alguns blogs de brasileiros que são de colecionadores de suculentas, eles dão todas as dicas de como cuidar, como comprar e como multiplicá-las. Isso mesmo, multiplicá-las. Ou seja, você pode comprar algumas, e depois de um tempo ter várias e várias. O suficiente para todos os seus convidados. Eles respondem tudo.

Blogs sobre Suculentas:

http://marcuscorradini.blogspot.com.br/

http://www.suculentas.com.br/SuculentasA.htm – Mostra grande variedade e aparentemente vende.

http://cactoseafins.blogspot.com.br/

http://www.echeveria.com.br/ – Blog do Rodrigo, que gentilmente esclareceu algumas dúvidas. Obrigada! : D

Atualização: As plantas  mostradas são Echeverias, da família das suculentas.

3 Comentários
  • Rodrigo van Kampen (@rodrigovk)
    abril 4, 2012

    Olá,

    “Suculentas” é uma família de plantas. As plantas das fotos são echeverias, uma das plantas da grande família das suculentas. Somos produtores de echeverias e temos um blog com várias dicas sobre elas, como cuidar, etc.

    Inclusive publicamos também muitas fotos das echeverias usadas em casamentos.
    http://www.echeveria.com.br

    Sobre o “precisam ser importadas”, a resposta é não! Não vendemos echeverias diretamente ao consumidor final, mas fornecemos para o mercado que alimenta as floriculturas e os comerciantes. Dá para encontrar echeverias até em supermercados, por precinhos bem camaradas. 🙂

    Abraços!

    • melke
      abril 4, 2012

      Olá Rodrigo, Muito obrigada pelos esclarecimentos. Vou adicionar o seu blog à lista do post.

  • Carol Falcetti
    dezembro 11, 2014

    Essa é a palavra!! Lembrancinhas vivas!!
    Ja ouviu falar da Poppellina? Elas fazem umas LINDAS!!!

    http://www.pinterest.com/poppellina/lembrancinhas-com-amor/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.