Tenho reparado em muitos casamentos que vejo na internet a presença de silhuetas. Elas fazem parte da moda Vintage e são extremamente românticas. Podem ser usadas nos mais diversos elementos do casamento e podem ser um dos elementos principais de uma “Identidade Visual”. Substituem com muita classe os desenhos de noivinhos e podem ser muito mais personalizados.
Minha proposta hoje foi fazer uma silhueta e ensinar como podemos fazer uma para usar no casamento.
Existe um método comumente usado que consiste em revelar e transferir o contorno para uma cartolina e depois recortá-lo. O resultado fica muito bom, mas não é digital. Para reproduzir, teria que digitalizar primeiro. É possível, mas o tutorial de hoje é só no computador. Mas nada de se abalar, é fácil, fácil.
Como fazer Silhuetas no Computador
O primeiro passo que fiz foi encontrar uma foto de uma mulher de perfil. O ideal é que seja tirada uma foto em boa qualidade e que tenha o fundo uniforme. De preferência bem contrastante com a roupa, pele e cabelo. Isso facilita o trabalho.
Utilizei o photoshop para tanto, mas é possível utilizar programas on-line de edição de imagem caso você não tenha o photoshop. Um programa que já usei algumas vezes e que acho bom é o pixlr – http://pixlr.com/editor/
Como meu interesse era apenas o contorno do perfil da noiva eu selecionei todos os outros elementos da foto, com a “varinha mágica” e em seguida deletei toda a seleção.
Invertendo a seleção (selecionar->inverter), temos agora somente o rosto da moça selecionado:
Agora, com a ferramenta Pincel, pintei toda a região selecionada.
Quando tudo estiver pintado, sua silhueta estará pronta. Simples, prático, rápido e bonito. Faça ajustes se considerar importante usando a borracha ou o pincel.
Eu só fiz com a noiva, mas o processo é o mesmo, seja para homem, cachorro, papagaio. O que você quiser.
O resultado final é esse aqui:
Abaixo, algumas ideias de como usar as silhuetas que você acabou de criar usando fotos suas como modelo:
No Convite de Casamento, ou no Save the Date, caso queira um convite mais formal.
Como elementos decorativos da recepção, no cardápio, nas lembrancinhas e até como topo de bolo. Esse eu acho super interessante e confesso que foi o que me motivou a fazer esse post.
Tutorial para o Topo de Bolo
Para fazer esse topo de bolo é necessária algumas dicas a mais. Digo como eu faria. Como não fiz, pode ser que o resultado não seja tão bom quanto o esperado.
1. Imprimir a silhueta.
2. Transferir o traçado para um isopor – aqueles que vem o queijo fatiado é o melhor para isso.
3. Cortar no traçado – Isso não é algo trivial. Faça usando um clipes ou alguma lâmina quente. Faça alguns testes de corte antes de passar para o desenho em si.
4. Pinte!
5. Espete palitinhos na base, e Pronto!
junho 17, 2012
Adorei! Deu vontade de fazer faço cinco anos de casada e vou ver essa ideia para minha boda.
Parabéns pela matéria bem escrita!
junho 17, 2012
Obrigada Milene. Boa sorte com a sua Boda. Tenho certeza que todo mundo ficará surpreso quando perceber que a silhueta é de vocês mesmo.
Parabéns pelos 5 anos de casada.
julho 8, 2012
Muito obrigada, me ajudou MUITO, ainda mais que eu só conhecia o Pixrl vintage… que usamos muito no nosso site do casamento, mas suas dicas de silhueta me ajudou bastante… quando estiver pronto nosso convite, até irei enviar para vcs…
beijos Lua.
p.s: Achei seu blog sem querer e amei!