DIY – Convite de Casamento em Papel Vegetal

Por: terça-feira, abril 3, 2018 0 Nenhuma tag Permalink

Sou completamente apaixonada pelo modelo de convite de casamento em papel vegetal que trago hoje. Ele foi feito sob encomenda para uma noiva muito querida, que me permitiu disponibilizar a arte para vocês. Espero muito que vocês gostem.

Ideal para um casamento no campo ou na praia. Esse convite de casamento rústico em papel vegetal é perfeito para um casal descontraído e que curte a natureza.

Além de lindo, ele é super simples de fazer.

Materiais Necessários:

  • 1 folha A4 de papel kraft ou papel especial com textura (180g ou maior) para o envelope
  • 1 folha A4 de papel Opalina (180g ou maior – de acordo com capacidade da impressora – eu usei 240g)
  • 1 folha de papel Vegetal 180g
  • Arquivo com a Arte do Convite para Impressão (você pode fazer o download abaixo)
  • 110 cm de fita cetim (espessura que você escolher)
  • Tesoura e Estilete

Montagem do Convite:

Para montar o seu convite, você vai precisar adicionar as informações do seu casamento ao arquivo, como fiz abaixo, só de exemplo. O convite (a parte com os dizeres) será impressa no papel vegetal, e o fundo de folhas, será impresso no papel opalina, ou qualquer outro papel branco ou perolado. No fundo não será necessária nenhuma mudança, já no convite, você precisará adicionar as suas informações.

Para tanto, utilizei as seguintes fontes:

No entanto, você pode escolher livremente a sua combinação de fontes. Para ajudar nessa decisão, recomendo a leitura do post 34 fontes para convites de casamento. Lá você encontrará fontes maravilhosas como essas! Vale lembrar que é preciso fazer o download e instalar as fontes antes de usa-las.

O arquivo está em PDF e em PNG (como imagem em alta definição), e você poderá abrir e editar no seu editor favorito. Pode ser o Word, o Power Point, Corel, Illustrator, PicMonkey, Canva, etc.

Impressão:

Para facilitar a impressão, já deixei montado com dois convites por página e com os pontilhados para corte. Pode ser que a margem da sua impressora “coma” um pouquinho as bordas, mas temos um excesso da imagem tanto no comprimento, quanto na altura, então não se preocupe, é só refilar a parte que não for impressa no final. Você também pode tentar mudar as configurações da impressora para que aceite uma margem menor.

Se preferir começar do zero o convite, configure a sua página para o tamanho 14x20cm!

Importante: verifique se o papel vegetal é compatível com a sua impressora, tem papel vegetal que só aceita impressão a laser. Foi o caso do convite que imprimi de teste em casa, se você reparar muito bem, poderá ver que a tinta da minha impressora, que é jato de tinta, não foi tão bem absorvida pelo papel vegetal e deu um aspecto “borrado” aos nomes dos noivos.

Com os convites já impressos, você precisará fazer os cortes. Recomendo muito que use um estilete e uma régua de metal para isso.

Ao final, o fundo e o convite estarão assim: 

Como fazer o envelope:

O envelope desse convite é apenas o papel Kraft A4 com duas dobras. Eu recomendo muito que faça vincos no papel, para ter um acabamento melhor. Para fazer o vinco, você pode usar qualquer objeto pontiagudo não cortante – meu favoritos são a pontinha da tampa da caneta bic e chaves.

Fazendo o Gabarito

 Para facilitar a produção em larga escala faremos um gabarito. Apoie o papel na horizontal sobre uma superfície macia (papelão ou eva finos, por exemplo).

Primeiro,  marque na superfície os quatro cantos do papel (serão a sua guia da posição do papel). Depois, marque na superfície as posições dos vincos, em 7,7cm das bordas, tanto da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita. Como o papel A4 tem 29,7 cm, isso deixará uma superfície livre de 14,3 cm, que será onde você encaixará o convite! Aí é só fazer os riscos verticais no papel com os objetos pontiagudos não cortantes (e não riscantes… rs) e depois dobrar o papel. Note que ficou uma sobreposição de aproximadamente 1 cm depois que o envelope foi dobrado. É isso mesmo!

Repita o processo para todos os envelopes, usando o gabarito que fizemos.

Finalizando o nosso Convite de Casamento em papel Vegetal:

O fundo com as folhagens pode, ou não, ser colado no envelope. No meu caso, eu preferi deixar solto mesmo! Outra sugestão para ficar com um acabamento melhor é refilar a base e o topo do envelope em 0,3 cm. Isso fará com que o envelope acomode melhor o convite (ficando sem sobras) e disfarça possíveis desencontros dos cantinhos, resultantes de um vinco minimamente torto.

Depois que estiver tudo pronto, dê duas voltas de cetim pelo convite e finalize com uma laço. Você também pode adicionar uma tag com o nome do convidado, se preferir.

O resultado final é esse aqui embaixo! Não ficou lindo??

Notem que, usando as medidas e as dicas que dei aqui, você pode fazer o convite de casamento em papel vegetal usando o fundo que você quiser. É a estampa do fundo que dá um efeito incrível para o convite!

Segue o link para fazer o Download:

Layout do Convite de Casamento em Papel Vegetal - Download Grátis

O arquivo está disponível para Download Grátis somente para Uso Pessoal! A fonte Bromello, que foi usada nesse post, também tem permissões apenas para uso pessoal. Portanto, caso queira usar comercialmente, por gentileza, entrar em contato com os desenvolvedores.

CANVA: A equipe do Canva entrou em contato e sugeriu o link direto para a criação do seu design de convite de casamento. –> convites de casamento editáveis no Canva


Me contem o que acharam desse convite de casamento em papel vegetal e do tutorial que fiz para vocês! Eu amo fazer projetos assim e entregar um carinho a mais para vocês.

Ficou alguma dúvida? Gostaria de fazer algum pedido? Deixe nos comentários ou me envie um email em mira@clubenoivas.com

Um grande beijo, até o próximo post!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.