Casamento Rústico – Inspirações e Dicas

Se você deseja ter um estilo de casamento rústico, é necessário ter mente duas palavras, que vão embasar a construção da sua festa e cerimônia, sendo elas natural e simples. Pois, esse estilo está tradicionalmente associado a referências campestres, de outras épocas, e que remetem à natureza das coisas, assim como elas são, sem a lapidação do homem.

Os elementos principais desse estilo são: tecidos crus, couro, bordados à mão mesclados com pedras naturais, flores campestres, folhagens secas, rendas, madeira rústica etc. Na cartela cromática circulam os tons pastel e terrosos, além de cores de maior realce, como o branco e o verde.

Para que seu casamento siga esse estilo, que tem um mood (clima) orgânico, confira as dicas a seguir:

 

Espaço

Tanto a cerimônia quanto a festa podem acontecer ao ar livre, no campo, chácara, fazenda, jardim, ou mesmo em ambientes fechados aconchegantes, como um chalé, casa de família, ou restaurante pequeno.

 

Buffet

Você pode escolher fazer um brunch, almoço, café colonial, coquetel ou jantar. A dica é servir receitas de família, caseiras, com sucos, chás e águas aromatizadas, e para a sobremesa, doces com frutas e o bolo do tipo naked cake (sem cobertura).

 

Decoração

A decoração pede elementos naturais com muitas flores do campo e folhagens. Você também pode optar por usar plantas em vasos para compor a ambientação do casamento, margaridas combinam lindamente.

Aposte em mobiliário antigo de madeira, toalhas 100% algodão, louça rústica, itens artesanais etc. Uma alternativa às mesas tradicionais com cadeiras são sofás e poltronas aconchegantes, com almofadas e mesinhas laterais para caracterizar os lounges.

Invista em elementos DIY (faça você mesmo) e objetos de família, como livros, quadros e porta retratos.

 

Dress code

A noiva deve optar por um vestido ou saia, no comprimento que desejar, confeccionado em tecidos crus, encorpados ou bordados e rendas rústicas. Não utilize bordados brilhantes no look, nem nos acessórios. Uma boa alternativa para substituí-los são as pérolas de água doce. Nos pés, um calçado flat, que pode ser sapatilha, sandália ou slip on (calçado parecido com mocassim), priorizando seu conforto. Opte por penteados de tranças, coques, coroas de flores do campo, casquete ou cabelos soltos com cachos.
O noivo deve escolher calça e camisa de corte social, de tecido encorpado, em clores claras, ou cinza, azul marinho e marrom. Um acessório muito charmoso que combina demais com o estilo é o suspensório, invista.
As madrinhas podem seguir a tendência demoiselle, na qual todas vestem a mesma cor, normalmente tons pastel, e carregam pequenos bouquets de flores. Já os padrinhos, devem seguir as mesmas regras aplicáveis ao noivo.

 

Lembrancinhas

Por fim, você pode oferecer aos convidados vasinhos de flores, suculentas ou velas aromáticas, que tem tudo a ver com o estilo. Sementes e as flores que compuseram a decoração também são boas lembranças. Outra opção é substituir o bem casado por doces tradicionais, ou mesmo compotas de frutas.

Imagens: Style My Pretty

 

 

O Estilo rústico combina com você, vai aderir à deia? Conte-me nos comentários!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.