5 Tipos de Montagens de Buffet

Ao planejar um evento, seja ele casamento, festa familiar ou corporativa, um dos primeiros itens a se contratar é o buffet. E, para se ter sucesso neste serviço é preciso não só um menu saboroso mas, também, saber como servi-lo. Existem alguns modos tradicionais de monntagens de buffet e neste post falarei sobre os cinco principais.
Para escolher o serviço certo é preciso levar em conta o número de convidados, a idade deles, o estilo da festa (moderna ou tradicional), o espaço e a estrutura da cozinha no qual o evento ocorrerá.
Visto isso, seguem as opções de montagem do buffet:

 

1- Serviço à Brasileira

É o característico jantar de família, no qual as travessas são colocadas sobre a mesa. Prático e informal, ele é ideal para eventos íntimos e com poucos convidados. Nessa opção, os próprios convidados se servem, ou o anfitrião o faz.

2- Serviço à Franco-Americano

É um dos serviços mais usados, pois é o mais dinâmico na hora de servir. Primeiramente, os pratos quentes são dispostos em rechauds (utensílio que conserva quente a comida) com auxílio de uma equipe especializada para servir os convidados um a um, permitindo-os escolher exatamente o que desejam comer e a quantidade. Em seguida, as sobremesas são dispostas á mesma maneira.
Outra opção é servir á mesa entradas e sobremesas, e dispor somente dos pratos quentes em rechauds.
Essa modalidade é indicada para atender um grande número de pessoas, ideal para reuniões informais e festas descontraídas.

3- Jantar Volante ou Menu Degustação

Nesse formato os garçons circulam pelo espaço oferecendo aos convidados opções de canapés, entradas, pratos quentes e sobremesas. Assim, não há necessidade de mesas e cadeiras para todos os convidados, já que lounges e mesas bistrôs de apoio são suficientes. As opções de menu devem ser no estilo finger food, ou seja, são servidas em pequenas porções, possíveis de serem consumidas com dedos, mas também, apenas com um único talher.
O serviço é requintado, moderno e ideal para eventos com um grande número de convidados.
Também é comum o uso de ilhas de degustação com iguarias e aperitivos, para que os convidados se sirvam à vontade.
Se deseja manter a pista cheia do início ao fim da festa, está é a opção ideal.

4- Serviço à Inglesa

Também conhecido como “empratado”, se assemelha ao serviço À La Carte de um restaurante. Deve-se ficar atento ao que será escolhido como prato principal, pois, normalmente, é composto por apenas uma opção. Sendo assim, o ideal é optar por pratos tradicionais, para agradar a maioria dos convidados. Essa opção de buffet demanda um maior número de garçons, uma excelente estrutura de cozinha, agilidade, apresentação do prato perfeita e temperatura ideal ao chegar à mesa, para o sucesso do serviço.

5- Serviço à Francesa

Um dos tipos mais tradicionais e minuciosos de montagem de buffet. Ele requer um trabalho impecável do garçom e uma certa habilidade dos convidados, pois, neste tipo de serviço, o garçom traz na bandeja os pratos e os convidados servem-se da quantidade que quiserem. Por ser muito formal este serviço é menos usado. Quando o feito é para eventos familiares, na própria residência ou em espaços pequenos.

 

Ao escolher a melhor opção para servir aos seus convidados, tenha em mente um fator principal: sua satisfação.


Qual o serviço que mais lhe agradou? Conte-me nos comentários!

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.