O Protocolo da Cerimônia de Casamento

São nos minutos antes de iniciar a cerimônia que casais de padrinhos, pais e, especialmente a noiva, vêem-se em dúvida em relação a qual lado devem entrar e onde se posicionar no altar.
Pensando em te ajudar a deixar sua cerimônia de casamento impecável, sugiro duas opções. A primeira é contratar uma cerimonialista, pois, desta forma não precisará se preocupar com nada disso no dia. Ela dará todas as instruções no dia e guiará você, seus padrinhos e até os convidados. Se isso não for possível, peça para alguém próximo, mas que não fará parte do cortejo, te ajudar a coordenar as entradas e saídas. Mas, para ambas as opções,  sugiro que leia este post, no qual descreverei o protocolo da cerimonia de casamento mais aceito na maioria das igrejas e templos religiosos.

Convidados:

Tradicionalmente, os familiares do noivo devem se sentar ao lado direito do espaço, já, os da noiva, ao lado esquerdo.
Os primeiros dois bancos, de ambos os lados, devem ser reservados aos familiares mais íntimos do casal e responsáveis pelas crianças que farão parte da cerimônia.

Padrinhos e Madrinhas:

Os primeiros do cortejo são os padrinhos. Devem entrar em casais intercalando convidados do noivo e da noiva. Lembrando que o homem, sempre, dá o braço direito à mulher.
No altar, os padrinhos do noivo ficam à direita (de uma perspectiva de quem olha para o altar) e, os da noiva, à esquerda.

Pais:

Em seguida, entra o pai do noivo com a mãe da noiva. No altar, eles devem se posicionar próximos ao púlpito, ficando o pai do noivo do lado direito e a mãe da noiva ao lado esquerdo.

Noivo:

Enfim o noivo, que entra junto de sua mãe. No altar ela deve se unir ao pai do noivo, que lhe oferece o braço direito. O noivo fica no altar, em frente ao púlpito, deslocado à direita.

Alternativa: O noivo e sua mãe também podem abrir o cortejo, ou seja, podem entrar antes dos padrinhos, se assim preferirem.

Crianças:

A hora mais fofa da cerimônia. As crianças anunciam a chegada da pessoa mais importante do dia: a noiva! Não existe regra com relação a quantidade de crianças e suas idades, mas, tenha em mente que um número grande delas e idade reduzida, podem ser fatores de preocupação. Sendo assim, tenha um plano B!

Noiva:

Por último, e mais esperada, a noiva. Ela entra ao lado direito de seu pai e, ao chegar no altar, o pai da noiva se une à mãe da noiva, do lado esquerdo do altar. Já a noiva, fica em frente ao púlpito, consequentemente, ao lado esquerdo do noivo. (Dica: Nessa hora, vale um beijinho na testa para recepcionar a amada).

Com a chegada da noiva ao altar, o celebrante dá início a cerimônia recepcionando os convidados e  discorrendo sobre propósito daquela reunião, que é a feliz união de um casal! Então, inicia-se o sermão, que não deve passar de 30 minutos.

Entrada das Alianças:

É o celebrante que anuncia a entrada das alianças. Elas, normalmente, são carregadas por um pajem e devem ser entregues nas mãos dele, que se posiciona à frente do casal para recebe-las. Em seguida, o pajem senta-se junto com as demais crianças.

Saídas:

O cortejo de saída costuma ser o mais longo. E se dá da seguinte forma: os noivos se viram para os convidados, sem inverter os lugares, dessa forma, agora a noiva fica ao lado direito do noivo; os casais de padrinhos, de ambos os lados, devem cumprimenta-los alternadamente e sair, lembrando que, na saída, após o cumprimento, o padrinho continua a dar o braço direito para a madrinha.
Ao fim dos padrinhos é a vez dos pais. Um casal por vez deve cumprimenta-los e sair.
Em seguida, se alguma criança fez parte da cerimônia, deve cumprimentar o casal e sair.
Por fim, os noivos saem!

Divergências do protocolo de casamento tradicional:

Caso você se case em um espaço não religioso, ou a sua religião lhe permita ter liberdade nesse momento, o cortejo pode sofrer algumas alterações. Nesses casos, os noivos estão livres para escolher como querem seguir com o protocolo da cerimônia de casamento. Falaremos sobre isso em um próximo post, não perca! Fique de olho no nosso instagram (@miramelke) para não perder nenhum conteúdo importante!

E, se a sua família foge um pouquinho do tradicional (pai e mãe casados e felizes), algumas adaptações também podem ser necessárias. Falaremos sobre isso, também, em um próximo post.

Se você gostou desse conteúdo, também vai gostar do post Como escolher as músicas para a Cerimônia de Casamento!

Ficou alguma dúvida? Então, escreve ela aqui nos comentários que vamos respondê-la.

Um grande abraço!


ATUALIZAÇÃO: Saiu o post prometido!! Leia Aqui: 10 formas de inovar no cortejo do casamento

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.