Cuscuz Marroquino com Legumes do Ruella Bistrô – Sugestão para um Almoço de Dia dos Namorados

Esse ano o dia dos namorados cai numa segunda-feira. E pensando nisso, trago uma receitinha de cuscuz marroquino com legumes que combina muito bem com qualquer tipo de comemoração. Combina com um almoço rápido na segunda, ou com um pic-nic mais elaborado num parque na véspera.

Vou começar contando para você um pouquinho da minha história com essa receita. SIM!! Eu tenho histórias com receitas!

O Ruella Bistrô é um restaurante super fofo, romantiquinho, perfeito para mini-weddings (eles foram os precursores dessa tendência!! Vale muito a pena ir lá conhecer e jantar!) e queridinho dos casais. Mas, apesar de estar sempre envolvida no mundo dos casamentos, eu não conhecia o restaurante até metade do ano passado.

Eu e o Matheus visitamos o Ruella para comemorar 2 anos de casados. Atrasados, porque não conseguimos conciliar os cuidados com a Luana bebezinha e a nossa vida de casal. Era a nossa primeira noite sozinhos depois do nascimento dela. Eu estava muito, mas muito feliz! Imaginou?

Agora adiciona a essa felicidade um prato lindo e delicioso!!

Essa foi a minha primeira experiência com essa receita! Vou lembrar desse dia para sempre!

E toda vez que eu provar esse cuscuz, vou reviver esse momento tão gostoso! Portanto, a receita só pode ser usada para momentos felizes, ok! Não vai manchar a história!!

Com toda essa carga de gostosura e felicidade fiz algo que não costumo fazer com frequência e até implico um pouquinho com quem faz – Falei: “Eu consigo fazer esse prato!! Vou copiar!!”. Não é que eu seja habilidosa e exímia cozinheira, nada disso. Você vai ver, qualquer pessoa consegue fazer!

Vou compartilhar com vocês a minha receita a partir do prato do Ruella Bistrô.

Receita: Cuscuz Marroquino com Legumes:

  • 1 xícara de cuscuz (Atenção aqui – não é o de milho! É o específico para cuscuz marroquino)
  • 1 xícara de água fervente
  • Azeite a vontade
  • Sal a gosto
  • 1 cebola média
  • 1 cenoura média
  • 1 abobrinha média
  • 50g de uvas passas
  • 50g de damascos secos picados
  • 50g de Amêndoas fatiadas
  • Salsinha a gosto

Modo de Preparo:

Para preparar o cuscuz marroquino você vai precisar primeiro hidratar o cuscuz. A proporção é sempre 1 para 1. Uma xícara de água fervente para uma xícara de cuscuz. Tempere a água com um pouco de sal e azeite e jogue essa mistura sobre o cuscuz, mexa bem rapidamente só para uniformizar a mistura. Deixe reservado, de preferência coberto com o um pano. Após uns 5 minutos, com um garfo vá “raspando” o cuscuz até ele se soltar todinho. Não faça movimentos circulares, nem aperte ele para não virar uma papa.

Em uma panela, refogue os legumes no azeite. Comece pela cebola, picada em quadradinhos mesmo. Quando estiver começando a dourar, jogue a cenoura, e quando estiver com aquela cor bem viva de começando a cozinha, jogue a abobrinha. O importante é refogar os legumes mas sem deixar que cozinhem demais. Eles precisam ficar ao dente! Uma dica legal é com relação ao corte dos legumes – Assistindo o masterchef eu aprendi que o corte que usam no Ruella é o Julienne, aquele com fatias bem fininhas. Mas a gente é prática e a receita é para ser rápida, então a gente rala mesmo! Em casa eu tenho um ralador de legumes como o da foto abaixo, mas se não tiver, use o normal mesmo, só rale o legume na diagonal para ter fatias mais cumpridas.

Quando os legumes estiverem ao dente, é só misturar com o cuscuz e acrescentar os damascos, as amêndoas, as uvas passas e a salsinha. Experimente e tempere de acordo com o seu gosto com azeite e sal. Você pode colocar pimenta do reino e outras ervas, mas só azeite, sal e salsa já fica super gostoso. Há quem coloque um tablete de caldo de legumes na água fervendo, mas não acho necessário já que estamos usando legumes fresquinhos – eles já soltam um caldo delicioso que a gente mistura no cuscuz.

Você pode servir quente ou em temperatura ambiente!

Sugestões de Acompanhamento para o Cuscuz Marroquino com Legumes:

Para um almoço mais rico em proteína, indico uma carne vermelha. Nesse almoço, combinei com um corte bem grossinho de filé mignon – assim ele fica bem passado por fora, e suculento por dentro! Também fiz o filé no azeite.

Outra sugestão, é servir o cuscuz como salada e combinar com tomates cerejas confitados. Para o dia dos namorados, você pode optar pela opção com flechinhas. Basta um corte diagonal e um palito!

Coração com Tomate CerejaImagem: Eu Gourmet

Na festa de um aninho da minha filha Luana, servimos o cuscuz como uma espécie de entradinha, em pequenas porções para comer com garfinhos. Dessa forma é uma ótima opção para um picnic!

7 Motivos para você fazer essa receita:

  1. Ela é deliciosa! Vai por mim, todo mundo que experimenta pede a receita!
  2. Ela é super saudável! Só leva ingredientes naturais e nada de gordura!
  3. É Vegana!
  4. Você leva 20 minutinhos para preparar e é muito simples
  5. Rende que é uma beleza!! Uma xícara do cuscuz cru serve 3 a 4 pessoas tranquilamente! *Fica a dica para fazer em um evento com muita gente!
  6. Você pode fazer com antecedência
  7. Você quer ver se a Mira está falando a verdade! rs

Um grande beijo!! Viva muitas experiências lindas! Celebre sempre!! Lembrando, a receita do cuscuz marroquino com legumes só pode ser usada para momentos felizes, ok!? Não vai manchar a história!!

No próximo post, dicas de como montar a mesa para esse almoço delicioso. Já deu para ver um pouquinho da mesa na foto, né?

Outras receitas do Blog:

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.