Por que casar é tão caro?

Essa é uma pergunta muito comum entre noivas e noivos. Por que casar é tão caro? Eu também  já tive esse questionamento e espero ao longo desse post poder conversar um pouquinho com vocês sobre como é calculado o custo do casamento e dar algumas dicas preciosas de como diminuir esses custos na hora do contratar os seus fornecedores.

O casamento não é caro porque tem quem pague. Pelo menos esse não é o principal motivo. Num mercado de livre concorrência, se dessemos preferência para fornecedores que cobram menos, outros fornecedores seriam obrigados a baixar o lucro (ou os custos), mas isso pode implicar em perda de qualidade na prestação do serviço e na entrega do produto.

Para mim o casamento é caro porque buscamos especialização. É como ir ao médico, ir num especialista é mais caro que ir num clínico geral. Os especialistas geralmente fazem apenas uma coisa. Daí ficamos com um milhão de fornecedores, um para cada grampo de cabelo, tendo que se preocupar com custos de pessoal, transporte, equipamentos, etc. Isso sem contar com os custos dos produtos que serão consumidos.

Nos produtos consumidos entram a comida do buffet, a decoração e a bebida – os grandes vilões do casamento. Nada ali poderá ser reaproveitado e tudo custa. E custa muito!

Você sabia que um maço de rosas pode custar 50,00 reais. Para fazer um arranjo médio (um centro de mesa, por exemplo) gasta-se todas as 20 rosas e ainda muitas outras flores? Isso significa que cada arranjo não sai por menos de 70 reais. Agora multiplica isso pelas 20 mesas que você vai ter em um casamento para cerca de 160 pessoas. Quanto dá? Isso mesmo, 1400 reais em flores apenas para os arranjos de mesa. Mas aí tem a igreja, a mesa de doces e ambientes especiais e com certeza você gastar pelo menos o dobro disso nessas partes. Pronto, foi-se 4200,00 reais só em custo de produção. Agora adicione o trabalho das pessoas que vão produzir esses arranjos, os custos para manter essas flores frescas até o momento do casamento e o transporte de tudo isso para o local. Mais, pelo menos 1500,00 reias, se for uma ou duas pessoas trabalhando. Total: 5700,00 apenas com decoração floral.

Vamos relembrar a nossa tabela de gastos do casamento??

Clique na imagem para ir para o post onde explico e detalho essa tabela!!

O mobiliário e a prataria você vai alugar (mais um ou dois fornecedores), o buquê você quer que seja feito por aquela empresa famosa, que cobra 500 reiais nas mesmas 20 rosas, mas o buquê é especial.

Mais um fornecedor para o jantar, com sua equipe gigantesca, outro para o bolo, outro para as bebidas e assim a quantidade de pessoas envolvidas para fornecer serviços em doses homeopáticas cresce exponencialmente. Do outro lado, nossos bolsos esvaziam exponencialmente.

Pensar que os mesmos 5.700,00 reais é o casamento inteiro de muita gente por aí dá até um desespero. Não é verdade? Como conseguem?

Como economizar no casamento?

Minha primeira sugestão é: Faça você mesmo (ou delegue para amigos e parentes que você confia)! Tudo que estiver eu seu alcance e se julgar capaz de fazer, faça!

Depois, generalize e diminua a quantidade de fornecedores envolvidos ao máximo. Veja o que é essencial e foque nisso! Apenas nisso! Procure fornecedores que sejam capazes de fornecer serviços mais completos. Eles podem parecer mais caros, mas colocando tudo na ponta do lápis, é vantajoso.

Mas atenção! Não estou falando para fazer um pacote completo com buffet, dj, decoração, fotografia, etc. Eu particularmente sou bem contra isso e acho que esses fornecedores de “pacotes” ou “casamento completo por 10 mil” são produtores em larga escala de casamento. Isso significa que não dão a atenção necessária aos seus desejos e acabam forçando produtos ou serviços que não estão de acordo com a sua vontade ou de baixa qualidade! Não caia nessa, Por favor!

A abordagem que eu considero correta nesses casos é:

  1. Conhecer profundamente todos os serviços prestados pelo fornecedor e cotar os serviços separadamente e em conjunto. Se não fornece os serviços separadamente, desconfie! É venda casada, é contra a lei e “não deve ser um fornecedor bacana para se ter por perto”.
  2. Avaliar a concorrência – mantendo o mesmo padrão de qualidade exigido.
  3. Decidir se vale a pena considerando não apenas o valor do contrato, mas também todos os custos envolvidos, como transporte e alimentação de equipe, etc.

Reduzindo o Staff do Casamento:

Abaixo estão alguns serviços que eu acho que funcionam muito bem quando combinados

  1. Decoração e Assessoria
  2. Buffet e Decoração
  3. Buffet, bolo e doces, bebidas, decoração.
  4. Fotografia e Filmagem
  5. Músicos para a Cerimônia e para a Festa ou DJ que faça a sonorização da cerimônia
  6. Cabelo e Maquiagem (noiva, madrinhas e damas)
  7. Vestidos (noivas, madrinhas e damas)

Últimas dicas para economizar no casamento e ainda arrasar

Escolher bem o lugar onde o casamento acontecerá é essencial. O local deve ser a tela em branco que você e seu noivo vão pintar. Por isso, a medida do possível, dê preferência para aqueles lugares que te dão liberdade para escolher os seus fornecedores. Isso é muito importante porque também te dá autonomia para negociar melhor os valores.

E a última dica para finalizar o post é: Não aceite assessoria do espaço ou do buffet! A assessoria é sua! Você é quem escolhe a pessoa responsável por cuidar do casamento, de você, do seu noivo e da sua família. É papel da assessoria verificar se os serviços prestados estão de acordo com o contratado – em relação a cronograma, principalmente! A assessoria tem o papel de supervisionar e fazer cumprir. Portanto, não contrate assessoria do local ou assessoria do buffet! Estamos entendidas?? kkkk

Espero ter dado uma luz a respeito dos custos de um casamento e como podemos diminuir eles na hora de contratar os fornecedores. Se ficou alguma dúvida, deixa um comentário aqui embaixo que terei o prazer de responder!

Um grande beijo!! Até o próximo post!

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.