Casar em Casa é Chic

Nada mais autêntico e romântico do que casar em casa.  Pois, abrir as portas da sua casa e acolher, no aconchego de seu lar, seus parentes e amigos, é um momento simbólico em que você demonstra todo amor, carinho e cuidado que tem com cada um deles. Com muita criatividade, planejamento e cuidado este dia será inesquecível e emocionante para você e seus convidados. Outro beneficio de casar em casa é poder ter seu pet ao seu lado, o tempo todo, neste momento de tanta alegria.

Se este é seu sonho ou a ideia lhe agradou, confira as dicas a seguir para te ajudar na elaboração de seu casamento em casa.

Mais importante: Casa, convidados e horários

O local não precisa ser a sua própria casa: se ela não tiver espaço suficiente para comportar seus convidados, empreste-a de alguém muito próximo para que toda a simbologia dita antes, não se perca. A alternativa pode ser então, a casa de seus pais, avós, uma pessoa que  realmente ame e que sempre fez parte de sua vida.

Definida a locação, o próximo passo é fazer a lista de convidados. Casamentos em casa são ideais para mini weddings, com o número de convidados dependendo do espaço disponível. Grandes residências podem comportar, em média, cerca de 80 pessoas; porém, o mais habitual, são aquelas que comportam até 20 convidados. Liste, então, somente as pessoas mais amadas, parentes próximos e amigos íntimos.

Preocupe-se com o horário final da festa, para não incomodar os vizinhos com barulho até tarde. Dê preferências para as festas diurnas, assim, poderão aproveitá-las sem preocupações.

Dicas para a Decoração de um casamento em casa

Ao contrario de um salão de festas, a sua residência não terá limite de horário para a montagem do casamento e nem regras especificas, assim, pode fazê-la no dia anterior tranquilamente e da maneira que desejar. Mesmo os arranjos de flores naturais, se estiverem na água, podem ser dispostos um dia antes. Deste modo, o dia da festa fica livre de trabalhos, sendo exclusivo para seus cuidados pessoais. Para não ter qualquer preocupação no dia, ou mesmo antes da festa, contrate uma assessora. Ela lhe orientará a melhor maneira para construir este sonho e, na data, será sua fada madrinha, tirando-lhe todas as preocupações e fazendo com que tudo saia perfeitamente como planejado.

Para decorar, aproveite sua própria mobília: a mesa de jantar pode servir para colocar o bolo e doces; guarde as cadeiras em um cômodo que não vai ser usado, para liberar espaço. Uma estante de livros ou prateleira baixa pode ser usada para colocar as lembrancinhas e bem casados. Um aparador para colocar as bebidas e taças para que cada um se sirva.

Lembre-se de trancar os quartos que não serão usados na festa, e, que ocasionalmente, vão virar deposito da mobília e itens pessoais não usados na decoração. Recomendo que guarde os tapetes claros, objetos de estimação e itens que podem quebrar facilmente, pois acidentes acontecem e assim irá evitar preocupações suas e constrangimento de convidados.

O estilo do casamento deve seguir o da decoração da casa, para haver coerência e para que se possa aproveitar alguns itens na festa, como: porta-retratos com as fotos do casal e familiares, vasos, louças, quadros, luminárias etc.  Cada um destes itens tem uma história e um significado. Como por exemplo, um jogo de louça da sua avó, que deixaria ainda mais especial a refeição, tanto para você, como para seus convidados, que conhecem aquelas peças e se lembram de outros momentos felizes nos quais elas já foram usadas.

Se a casa é moderna, uma boa dica é optar por uma decoração mais clean: com cores claras e flores brancas, por exemplo. Já, se a casa for antiga, uma decoração mais rústica, em tons pastel, com flores secas substituindo as flores naturais é interessante.

Deixe cortinas e janelas abertas para ventilar e iluminar naturalmente o espaço. Mesmo que aconteça durante o dia, deixe todas as luzes acesas, incluindo luminárias e abajures, para que as fotos fiquem mais bonitas.

Se tiver um quintal com jardim, ou mesmo uma grande varanda, pode reservar estes espaços, inicialmente, para a cerimônia e depois integrá-lo a festa. Mas lembre-se:  áreas externas dependem da previsão do tempo para serem usadas, sempre tenha um plano B ou uma tenda impermeável.  Como já comentei na matéria sobre Casamento no Estilo Boho, que também acontece em espaços abertos, os meses mais secos do ano em são Paulo são de abril a agosto.

Se a casa não tiver espaço disponível para todos seus convidados se sentarem, deixe um número de lugares suficientes para os mais idosos, grávidas ou quem não consegue passar a festa toda de pé. Já, se tiver espaço e não tiver móveis suficientes, alugue-os. Outros itens possivelmente necessários para locação são: louça, copos, talheres, taças, guardanapos etc.

Um ambiente sempre renegado é o banheiro; não se esqueça de decorá-lo e deixar à disposição de seus convidados alguns itens de primeira necessidade.

O que servir?

Nesta questão, assim como na lista de convidados, o ambiente vai conduzir suas escolhas. Por exemplo: se não tiver lugar para todos se sentarem, opte,  por coquetel ou finger food. Assim os convidados podem  comer em pé ou confortavelmente sentados em sofás, poltronas, etc. Já, se tiver lugar para sentarem à mesa, ofereça um almoço ou jantar com cardápio enxuto, como uma massa e uma carne ou um risoto e um peixe.

Como é um casamento intimista, outra possibilidade  é servir o prato preferido do casal, ou mesmo algo que tenham comido em uma data marcante de suas vidas. Compartilhando assim, mais um momento de felicidade com seus convidados.

Look da Noiva e do Noivo

O mini wedding, comparado ao tradicional, é mais descontraído e acolhedor. Neste caso, o look do casal pode ser mais despojado.

Para a noiva: vestido longo languido ou curto. O véu é dispensável, o bouquet deve ser pequeno e os acessórios delicados. Os vestidos de noiva da Lascivité, que já mostramos no blog, são ideais para a ocasião.

Para o noivo: calça e camisa social, em tons claros e o blazer é dispensável.

Para ambos: peças de família são uma excelente opção, que certamente vai alegrar o ente querido que lhe emprestou.

Se a noiva for se arrumar em casa, reserve o maior quarto para ela e outro para o noivo.  Já que manda a tradição, a noiva não pode ser vista antes da cerimônia.

Detalhes Importantes…

Para animar o ambiente faça uma seleção das musicas que você mais gosta e que embalaram os momentos mais felizes do casal. Se o orçamento permitir, contrate músicos (em uma formação reduzida – voz, violão, e flauta, por exemplo) para tocarem durante toda a festa. Música ao vivo combina demais com os casamentos intimistas. Já, para a cerimônia, uma boa pedida pode ser um duo de voz e violino.

O televisor da sua sala pode ficar exibindo uma retrospectiva com as fotos do casal.

Reduza ao máximo o número de fornecedores. Em um casamento pequeno eles podem acabar poluindo o ambiente. Tenha um ou dois fotógrafos, se fizer questão de vídeo, peça para que seja feito com câmeras pequenas (tipo DSLR ou Gopro). No bar, tenha uma, no máximo 2 pessoas.  Deixe que seus convidados se sirvam a vontade e reduza a quantidade de garçons.

Pense nos seus pequenos convidados. Reserve um espaço com cadernos de atividades e de colorir, para garantir a diversão das crianças e consequentemente de seus pais.

Por fim, aproveite cada momento, pois, sem duvida, será o dia mais feliz e marcante de sua vida.

Inspiração: O Casamento de Helena Bordon

Para lhe inspirar ainda mais, escolhi apresentar o casamento da digital influencer Helena Bordon. Ele aconteceu em maio deste ano, na casa de sua mãe Donata Meirelles e padrasto Nizam Guanaes, que fica no Jardim Europa em São Paulo.

Helena e seu marido, Humberto Meirelles, receberam 100 convidados para um almoço se que iniciou por volta do meio dia, após a cerimônia religiosa, realizada na Igreja São José.

A festa foi toda planejada por ela e sua mãe – Donata é Diretora de Estilo da Revista Vogue –, ambas com extremo bom gosto, amparadas pela Boutique de Três, referência no mercado de luxo de assessoria e cerimonial de casamentos.

Helena escolheu o usar o mesmo vestido de noiva que sua mãe usara para o segundo casamento, há 14 anos. Um modelo Valentino, languido, em off-white, com bordados prateados. Já a mantilha foi feita com exclusividade para ela, por Sandro Barros. Por fim, escolheu uma sandália de Jimmy Choo.
casar-em-casa-helena-bordon3

casar-em-casa-helena-bordon2
casar-em-casa-helena-bordon4 casar-em-casa-helena-bordon5 casar-em-casa-helena-bordon6 casar-em-casa-helena-bordon7

Casamento de Helena Bordon

Casamento de Helena Bordon

Casamento de Helena Bordon

Casamento de Helena Bordon

Fonte: Vogue

Fornecedores :

Fotos: Flavia Vitória | Vídeo: Vicente Piserni | Assessoria: Boutique de Três | Coral: Allegro | Decoração e flores: Vic Meirelles | Móveis: 100% Eventos | Materiais e objetos: D. Filipa e Casa das Festas | Toalhas: Arte na Mesa | Buffet: Charlô | Bar: Help Bar | Bolo: The King Cake | Bem-casados: Conceição | Vestido: Valentino | Mantilha: Sandro Barros | Sapatos: Jimmy Choo | Penteado: Marcos Proença | Maquiagem: Nádia Tambasco | Convites e papelaria: Paper House | Lembrancinhas: Paper House, Jeniffer Bresser e Maria Beatriz Andrade Doces


 

Artigo escrito pela nossa colaboradora de moda e tendências Shely Bianchi

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.