Como fazer Naked Cake – Se eu fiz, você também pode!

Por: quarta-feira, janeiro 15, 2014 30 Permalink

No post de hoje vou mostrar para você como fazer Naked Cake. Eu fiz esse bolo para o meu aniversário que quero dividir com você a experiência que tive com ele. Quero te contar a receita a fiz, contar um segredo e falar sobre como eu montei e decorei esse bolo maravilhosos que está presente em todos os tipos de festa hoje em dia.

Janeiro é o mês do meu aniversário. E apesar de gostar muito de festas, eu não curto muito meu aniversário. Minha mãe sempre diz que o aniversário precisa ser comemorado porque é para agradecer a Deus por todas as bençãos que recebemos na idade anterior e ao longo do ano e pedir que Ele nos proteja no novo ano. No meu caso, o ano é praticamente literal, já que faço aniversário logo no segundo dia do ano.

Sempre passo meu aniversário em casa (casa da mamãe), em Vitória no ES e a gente sempre faz alguma coisinha para não passar em branco. Ano passado, fiz um jantar completo e chamei familiares e amigos. Preparei carne assada, risoto, salada e bolo de chocolate. Veja o post do Jantar de Aniversário com Receitas. Esse ano queria fazer algo bem mais simples. Queria apenas um bolo para nos deliciamos em família. Acho que minha mãe não ficou muito satisfeita com isso. Ela chegou algumas horas antes com uma pizza para assar e pediu para eu incrementá-la. Essas pizzas prontas sempre deixam a desejar no recheio né? Com mais tomates, milho, azeitonas e orégano a pizza ficou ótima.

Mas, o assunto não é pizza! O assunto é o Bolo. E não um bolo qualquer. É o Naked Cake!!

A vontade de fazer o naked cake surgiu quase que como um desafio pessoal.  Você já reparou a quantidade de poréns? Chega a assustar! Dizem: é muito difícil, tem que ser montado no lugar,  não é qualquer um que consegue fazer um bolo desses, a massa tem que estar perfeita, não pode molhar, ele fica duro, etc.

Não é possível. Um bolo desses não pode ser tão misterioso assim, poxa. Queria fazer, aprender um pouco mais. me desafiar. Mas, ao mesmo tempo que sou corajosa eu sou medrosa.  E aqui entra o meu segredo: Eu comprei o pão-de-ló pronto! 

Comprei mesmo. Não nego. rs E posso garantir que terceirizar esse serviço foi a melhor coisa que eu fiz. Apesar do pão-de-ló ser uma massa simples, eu acho que não conseguiria três massas com consistência e tamanhos uniformes.  Encomendei na padaria perto de casa e recebi três massas idêntica em tamanho e altura e já niveladas, sem aquele elevado no meio do bolo. Horas de trabalho e risco substituídas por segurança, tranquilidade e alguns trocados. Valeu totalmente a pena.

Escolha dos Recheios para o Naked Cake:

Para o bolo do meu aniversário eu escolhi dois recheios diferentes. O primeiro foi de creme com coco. Meu pai e minha irmã são loucos com coco então eu fiz para agradá-los. Para agradar a minha mãe, fiz o outro recheio de doce de leite com nozes.

Recheio de Creme de Coco: 

  • 1 litro de Leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite 
  • 4 colheres de sopa cheias de maisena
  • Um pacote de coco desidratado

Bata tudo, exceto o coco, no liquidificador (para homogeneizar a maisena). Depois transfira tudo para uma panela grande e cozinhe em fogo médio sem parar de mexer até chegar começar a desgrudar da panela. Depois disso, adicione o coco e mexe por mais alguns minutinhos. 

Depois de esfriar, adicionei meio vidrinho de leite de coco ao creme e misturei bem. Mas isso é totalmente opcional. Fiz porque sobrou leite de coco.

Recheio de Doce de Leite com Nozes

  • 1 lata de leite condensado
  • 150g de nozes

O doce de leite eu fiz cozinhando a lata fechada dentro de uma panela de pressão com água. Depois que pega a pressão, leva 30 minutos para ficar pronto.  Atenção: Deixe a panela perder a pressão naturalmente e não abra a lata até ela ficar na temperatura ambiente.*

*Essas são orientações do Matheus. Ele me ajudou nessa parte.

As nozes eu dividi em duas metades. A primeira metade eu bati no liquidificador.  Depois juntei o doce de leite pronto e o restante das nozes. Bati bem pouco, apenas para misturar as nozes batidas e quebrar um pouco as outras nozes. Dessa forma eu fiquei com nozes de tamanhos bem pequenos e nozes um pouco maiores, que conseguíamos sentir mais facilmente. Eu coloquei também duas colheres cheias de creme de leite sem soro para quebrar um pouco o doce muito doce do doce de leite. 🙂

 Como montar o Naked Cake:

Essa parte eu achei que seria a mais complicada, mas nem foi. As massas estavam tão perfeitas que pude movê-las sem muita dificuldade. o segredo é não deixar pedaços sem apoio, principalmente no centro e nunca, levantar apenas um pedaço da massa.

Molhei a massa com um pouco (bem pouco) de leite de coco, leite e açúcar misturados. Meio copo foi suficiente para todas as camadas. Separe a camada mais bonita para o topo.

A primeira camada de recheio eu fiz com o coco. Coloquei uma camada bem generosa do creme e espalhei com uma espátula até perto da borda, mas sem deixar chegar na borda. Ficou mais ou menos da grossura de um dedo. Quando coloquei a segunda camada do pão-de-ló o recheio deu uma espalhada até a borda, mas sem ultrapassá-la. É preciso atenção para posicionar a segunda camada, porque ela não pode estar torta.

O segundo recheio foi o de doce de leite. Ele é mais líquido que o primeiro e escorre. Então tive trabalhar um pouco rápido. Espalhei o recheio por todo o bolo, sem medo de escorrer o doce de leite e logo coloquei a última camada de massa de pão-de-ló. O doce de leite escorreu até a base do bolo e deixou ele com uma cara muito boa, sem contar que molhou um pouquinho mais o bolo, deixando ele mais fofo.

Para decorar usei morangos, mas só no topo. Não queria ter morangos no meio do bolo ou no recheio porque sabia que poderíamos levar alguns dias para comer o bolo e o morango é pouco resistente. Também troquei o açúcar de confeiteiro que é tradicionalmente usado para decorar por coco desidratado. Forrei o centro do bolo com o coco, decorei com morangos e depois polvilhei um pouco mais de coco sobre os morangos.

Vejam como ficou lindo! 

Naked cake que fiz para o meu aniversário - com recheios de creme de coco e doce de leite

Fiquei bem satisfeita com o resultado do bolo. Além de lindo (eu achei) ele ficou delicioso. Como não gosto de coberturas ele foi ótimo para mim. Algumas coisas eu confesso que mudaria, mas para uma reunião simples em casa ele foi perfeito. O bolo deve ter ficado com um pouco mais de 2 kg. Para uma festa, essa quantidade é suficiente para umas 30 pessoas. 

Vale preparar essa receita para uma reunião mais íntima. Um chá com as amigas, um aniversário, etc. Não arriscaria para casamentos, mas se você treinar um pouquinho antes e ver que dá certo fazer do jeito que você imagina, vale a pena arriscar. Exige também apenas cuidados com transporte, mas você pode só montá-lo no lugar. A questão é só geografia.. rs

Se você vai fazer naked cake ou já fez, conta para mim. Vou adorar saber seus planos e suas experiências.

Um beijo. Mira

 

3 Comentários
  • Thayana
    março 4, 2014

    Olá , 🙂
    Eu tô realmente muito tentada a fazer o naked cake, e já tinha pensado em comprar a massa pronta, uma que eu tivesse experimentado antes e pudesse confiar. Só que eu queria uma massa escura, será que pão de ló pode ser de chocolate ? Ou terá alguma maneira de deixar escuro ?
    Desculpem a minha tontice :/ , obrigada 🙂

    • Mira Melke
      março 4, 2014

      Oi Thayana, tontice nada!! A massa escura pode ser feita com pão de ló com chocolate. Fica muito gostosa também. Só não esqueça de fazer um teste antes.
      Beijokas. MM

  • Chris
    junho 4, 2015

    Eu já fiz algumas vezes e amo esses bolos. São deliciosos e a nata ou chantili nem fazem falta né? hehe Sem contar que ficam lindos!

    Os meus ficaram assim:
    https://sejacriativafacavocemesma.wordpress.com/2015/06/03/faca-voce-mesmao-seu-proprio-naked-cake/

    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *