[Guest Post] Preocupações do noivo no dia do casamento

Por: sexta-feira, junho 21, 2013 3 Permalink

Saiba com o que seu companheiro deve se preocupar no grande dia!

Quando passeamos por blogs que abordam o universo do casamento, a maioria dos artigos que lemos são, naturalmente, direcionados ao público feminino. Dicas sobre fornecedores, check-lists, detalhes importantes da festa, salões, serviços a serem contratados, vestido, comida, convites, chá de cozinha e etc. Dentro do imaginário das pessoas, essas preocupações cabem à noiva – mas então o que deve ser preocupação do noivo para esse dia tão especial?

Preocupações do Noivo

Ansiedade e divisão de tarefas

É comum que as moças sejam mais eficientes ao cuidar de pequenos detalhes como decoração, escolha de cores para o salão, enfeites e outros, mas é importante que o casal saiba que as responsabilidades e escolhas acerca do casamento e da festa cabem aos dois. Lidar com a ansiedade e com a pressão que a proximidade desta data causa pode não ser tão fácil para todas as pessoas, e alguns cuidados devem ser tomados, como dividir as tarefas de forma justa e não permitir que nenhum dos dois se sinta sobrecarregado.

Essa divisão deve ser feita de acordo com as habilidades de cada um. Se a noiva gosta mais de decoração, deve ficar responsável pelas decorações da festa e da igreja; se o noivo tem mais facilidade com números, deve se responsabilizar pelos orçamentos e contas, e assim por diante. Explorar o melhor que cada um pode oferecer pode poupar muita dor de cabeça ao casal e fazer com que os preparativos fluam mais naturalmente.

Preocupações do Noivo

Quem paga o quê?

A divisão de contas é, talvez, um dos fatores que mais causam inquietude a ambos os noivos. É claro que as despesas devem estar de acordo com a situação financeira de cada um, para que o momento mais importante da vida dos dois não se transforme em uma futura dor de cabeça, com dívidas grandes e desacordos por causa das contas. É possível fazer uma bela cerimônia, bem como uma festa inesquecível, sem gastar muito além das possibilidades.

O noivo também deve dividir com a noiva a tarefa da definição dos gastos relacionados ao casamento. No passado (e até mesmo atualmente, em algumas famílias mais tradicionais) era comum o hábito de deixar sob a responsabilidade da família da noiva as despesas com o casamento, porém com as mudanças na sociedade e no estilo de vida das pessoas, tal prática tem caído cada vez mais em desuso, e na maioria das vezes os noivos acabam se responsabilizando de forma igual pelos gastos. Logo após a marcação da data, é primordial que o casal defina exatamente quem paga o quê para que as contas não sejam um problema em meio a um momento tão especial na vida de ambos.

O noivo e a cerimônia

Assim como a noiva, o noivo também deve participar dos ensaios, do planejamento, da escolha da decoração, da definição do traje dos padrinhos, entre outros detalhes específicos da cerimônia e da festa. Um casal que permaneça unido e que compartilhe as experiências nesse período tão delicado tem tudo para levar esse clima de companheirismo e leveza também para o convívio pós casamento, que é onde tudo passa a acontecer de fato.

Portanto, tanto a noiva quanto o noivo devem estar envolvidos e compartilhar todo o planejamento: da escolha dos convites à lista de convidados, da definição e escolha pelo chá de cozinha ou chá bar, da escolha dos padrinhos, da igreja, do buffet, da decoração, dos detalhes mais específicos aos mais comuns. Um casal alinhado nas decisões torna tudo ainda mais leve e mais fácil, e o resultado dessa harmonia tem tudo para render bem mais do que o esperado.

Preocupações do Noivo no Dia do Casamento

—————————————————————————————————-

Esse post foi escrito por Bruna Rodrigues.

A Bruna é estudante de jornalismo, tem 22 anos e mora aqui em São Paulo. Ela gostou do blog e me mandou um e-mail perguntando se ela poderia escrever um post para a gente.  Muito Fofa!!

É claro que pode né, pessoal?  Ainda mais depois desse post.

Bruna, muito obrigada pela colaboração. Eu e as leitoras agradecemos!

Gostou do texto da Bruna? Então deixe um comentário para incentivá-la a escrever cada vez mais e mais. Ela vai ficar feliz e eu também… rs

Se quiser fazer como a Bruna, entre em contato comigo pelo e-mail miramelke@gmail.com. 

Beijokas e Bom Final de Semana!!!

MM

3 Comentários
  • Laila Có
    junho 21, 2013

    Meu noivo é muito participativo, me ajuda em tudo, dá ideias… É muito legal ver que ele está tão empolgado quanto eu 🙂

    • Mira Melke
      junho 21, 2013

      Laila, assim que é bom né?
      Ainda n estamos organizando o casamento propriamente dito, mas o Matheus também gosta de saber de tudo e contribuir com tudo!
      Eu acho ótimo! Melhor ainda quando ele concorda comigo.. rs

  • Bruna
    junho 24, 2013

    Mira, o prazer foi meu! 🙂
    Que bom que gostaram do texto! Obrigada, mais uma vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.