Cupcakes de Chocolate – Receita para o Dia dos Namorados

Para comemorar o dia dos namorados resolvi me aventurar na cozinha. Fiz cupcakes de chocolate. A receita, os detalhes e o resultado você encontra aqui nesse post. Desde já adianto: valeu muito fazer e tenho certeza que também vão gostar do resultado se tentarem. 

A minha paixão por cupcakes  (ou por bolos em geral) já foi muitas vezes evidenciada aqui. No entanto, nunca coloquei uma receita ou dicas de como fazer. Sempre achei que cupcakes seriam algo difícil, que dariam muito trabalho, e por isso mereceriam todo esse encantamento e o preço que cobram por eles.

Minha curiosidade a esse respeito foi tanta que comecei a procurar receitas e dicas pela internet. Alertada de que as receitas que encontramos pela net são apenas receitas simples de bolo resolvi procurar uma receita mais original (lê-se tipicamente americana) de cupcakes.

O Sabor que escolhi foi o chocolate, óbvio, meu preferido. E segui essa receita desse vídeo, com pequenas modificações.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_gftVaqmfls]

Como está em inglês e modifiquei um pouquinho para adequar ao meu gosto e do meu namorado, vou colocar aqui a receita que  fiz para comemorarmos o dia dos namorados – sim – nós adiantamos o nosso dia. É basicamente a mesma. Só tirei o café solúvel. Para a receita original em inglês você pode ir diretamente para o site Laura in the Kitchen.

Para fazer os bolinhos você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de manteiga – usei 150 g
  • 3/4 xícara de açúcar cristal
  • 1/4 xícara de açúcar mascavo  – Não coloquei açúcar mascavo, usei 1 xícara inteira de açúcar cristal. 
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chocolate em pó – Não pode ser achocolatado.
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 3/4 de xícara de Buttermilk – É um leite meio talho,  fiz ele misturando o leite integral com meu limão e deixei descansar por uns 10 minutos. No fim, ele fica um pouco grosso, com consistência de um creme de leite molinho.

Modo de preparo: 

Em uma vasilha, misture a farinha de trigo, o chocolate e o fermento.

Em outra separada, misture a manteiga em temperatura ambiente com os açúcares, o ovo e a baunilha. Mecha até ficar com uma consistência cremosa – veja no vídeo como deve ficar a esse ponto. Se o ovo for muito pequeno, como o meu era, pode colocar dois.

Depois disso, adicione os ingredientes secos à mistura até estarem completamente incorporados. Adicionar o leite talho e mexer só mais um pouco.

Colocar nas forminhas, lembrando que o bolinho crescerá e não queremos ele transbordando das forminhas, coloque entre metade e 3/4 da forminha. Eu usei uma concha pequena e deu super certo. 

Com as forminhas cheias, coloque no forno (pré-aquecido) por aproximadamente 20 minutos ou até o palitinho sair limpo.

Espere esfriar antes de decorar. Não coloque-os diretamente sobre uma superfície fria.

Essa receita é suficiente para 12 cupcakes.

Para Decorar: 

A decoração dos cupcakes é muito pessoal. Há quem goste de pasta americana (aquela que cobre a maioria dos bolos de casamento, que é moldável), de ganache (chocolate derretido batido com creme de leite sem soro), de glacê e por aí vai. Eu resolvi fazer o mesmo que a Laura Vitale fez no vídeo, porque pareceu muito gostoso. Ela chama de Buttercream, e acredito que seja algo bem parecido com o nosso conhecido glacê.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8MMuLrXWn4E&feature=player_embedded]

Vamos à receita:

  • 1 e 1/3 de manteiga sem sal
  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de  Essência de Baunilha
  • 2 a 3 colheres de sopa de Leite.
  • um pouquinho de sal

Bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até ficar cremoso. Depois adicione colheradas de leite até chegar a consistência desejada.

Eu não gostei muito de como ficou o meu, achei extremamente doce, então, para quebrar um pouco o doce eu coloquei além do pouquinho de sal, umas colheres de chocolate em pó – não é achocolatado. Ficou menos doce e mais gostoso. Além disso, eu achei que a quantidade é exagerada, metade dessa receita é suficiente para os doze cupcakes. Se quiser colorir, é só usar corantes.

Resultado:

Eu gostei muito de como ficou. Os bolinhos ficaram super cremosos e fofinhos. Não ficaram extremamente doces como eu temia – os americanos tem tendência de deixar tudo doce demais. O buttercream ficou bem gostoso com o chocolate em pó. Para decorar usei um saco de confeiteiro com um bico tipo de florzinha (parecido com terceiro da foto abaixo), mas não ficaram muito bonitos porque ainda não desenvolvi habilidades de confeiteira. Por cima, joguei alguns mini m&m’s para decorar. Ficou tudo uma delícia. Eu amei, o Matheus ficou super feliz com a surpresa e achou muito gostosa. Os pedreiro aqui do lado também ficaram feliz, eles ganharam também porque doze cupcakes para duas pessoas é um exagero sem tamanho.

Um Abraço, qualquer dúvida, podem perguntar. Terei prazer em respondê-las.

Vale muito a pena tentar essa receita. Você pode usá-la para receber as amigas, num chá de panelas ou como sobremesa de um almoço especial. Usam muito, no exterior, dar cupcakes de presente. Você pode fazer o mesmo. Fazendo um bem personalizado.

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.