A importância de um bom fotógrafo de casamento

Com um orçamento bem apertado você pode pensar em não priorizar esse quesito, mas fotos que não lhe agradam não serão fieis ao seu papel de lembrar um dos momentos mais importantes e felizes de sua vida. Acredite. Uma foto mal trabalhada e um “photoshop” exagerado podem roubar toda a atenção.  Da mesma forma, um álbum que não retrata o estilo dos noivos e uma coleção de fotos de pessoas amontoadas perto da mesa de doces e bolo não motivará o virar e revirar das páginas.

Making of do Noivo - Fotografia de Casamento

Já ouvi noivas dizerem, “Toma, pode olhar você, já tô cansada de olhar para isso” referindo-se ao álbum. Eu definitivamente não vou querer um álbum de casamento para chamar de “isso”. Vou querer vê-lo e revê-lo com todas as pessoas e ainda contando todos os detalhes. Também será bom ouvir “Nossa, como você ficou linda nessa foto”, “Olha, não tinha reparado nesse detalhe do vestido, ele é maravilhoso mesmo”.  Depois da festa, muitas coisas podem ser esquecidas, ver o álbum é uma forma de relembrar os momentos. E devemos relembrá-los com alegria.

Acredito que um bom fotógrafo de casamento é aquele cujo trabalho que não parece que foi “trabalhado”. É aquele cujas fotos são espontâneas e que mantém todas as pintas nos lugares. Um trabalho mais natural, para mim é o melhor.  Não temos rosto de plástico ou de porcelana, porque as pessoas quem nos colocar assim?

Photoshop é sim muito importante. Saber usá-lo bem faz toda a diferença. Às vezes uma foto de um momento importante e único não saiu muito boa, corrigir defeitos de iluminação, saturação, nitidez e ruídos, quem sabe até uma gordurinha a mais escapando do vestido são trabalhos que devem sim ser feitos. Plastificar o rosto da noiva e tirar as sarnas do noivo não.

Fotografia de Casamento

É importante que o fotógrafo de casamento tenha um bom equipamento, mas não é primordial. Mais importante é a sua percepção e o sentimento que enxerga e faz refletir nas fotos. Saber trabalhar com edição da imagem é importante, mas, mais importante ainda é saber usar o equipamento que está em mãos de tal forma que a edição necessária seja mínima. Saber observar o ambiente e o momento é dever do fotógrafo, mas é sempre bom falar para ele o que você gosta e quais detalhes ele não pode perder. Tenha sempre em mente que fotografia exige técnica, e para isso é importante uma boa formação do profissional e experiência.

Para finalizar, não julguem o trabalho de alguém por uma amostra apenas. Uma coleção de fotos bem tiradas e bem trabalhadas não é, de forma alguma, uma garantia de que tal pessoa ou empresa lhe retornará fotos boas.  Procure ver trabalhos completos (álbuns completos). Converse bastante com o fotógrafo e procure contato de pessoas que já foram clicadas por ele. As redes sociais facilitam muito nesse quesito. Se possível, faça fotos prévias, antes de fechar um contrato para a cobertura do casamento. Assim, você já cria um relacionamento e se sentirá mais a vontade no dia do casamento. Outra vantagem é que se não ficar satisfeita, ainda há tempo para mudar.

 

Ainda não há comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.